Destaque

BMW M5 chega à sexta geração

Sedã é equipado com motor V8 4.4 biturbo com 600 cv de potência

Considerado um dos sedãs esportivos mais aclamados mundo afora, o BMW M5 teve sua sexta geração apresentada. A versão endiabrada do Série 5 acompanha as mudanças visuais mostradas ano passado, mas com estilo mais agressivo, motor ainda mais potente e tração integral – abandonando a tradicional tração traseira que o marcou por 33 anos.

O novo M5 permanece com o motor V8 de 4,4 litros biturbo do modelo antigo, mas que agora gera 600 cv de potência e 76,4 kgfm de torque (disponível entre 1.800 rpm e 5.600 rpm) – na geração anterior eram 550 cv ou 575 cv com o Competition Package. Para alcançar essa força, o propulsor adotou novos turbocompressores e recebeu alterações nos sistemas de injeção, admissão, arrefecimento e escapamento.

Motor V8 4.4 biturbo tem 600 cv (divulgação)

As mudanças parecem ter feito bem ao modelo, que acelera de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos, atingindo a máxima de 250 km/h. Achou pouco? Fique tranquilo, pois a velocidade máxima pode chegar aos 305 km/h com o pacote opcional M Driver. Além da potência mais alta, o M5 tem melhor desempenho no geral, fruto da redução de peso por conta de detalhes como teto de fibra de carbono e capô de alumínio.

BMW M5 (divulgação)

Outra novidade do M5 é a tração integral M Xdrive, que deixa para trás a tração traseira – para a tristeza dos entusiastas. A boa notícia é que essa nova tração oferece três diferentes modos (4WD, 4WD Sport e 2WD), permitindo que o torque seja distribuído em 50% para cada eixo e, ainda, mandando 100% da força para as rodas traseiras.

Em relação ao Série 5, visualmente o M5 se destaca pelo para-choque com maiores entradas de ar e para-lamas mais largos, rodas de 19 polegadas com pneus 275/40 na frente e 285/40 atrás, podendo receber opcionalmente um jogo de 20 polegadas com pneus dianteiros 275/35 e traseiros 285/35, além de freios de carbono-cerâmica. Na traseira, há um difusor que acomoda quatro saídas de escape.

A BMW marcará o lançamento da sexta geração do sedã esportivo com o M5 First Edition, edição limitada a 400 unidades que trará carroceria pintada de vermelho fosco, rodas aro 20 pintadas de preto, cabine com plaqueta indicando o número de série da versão e bancos revestidos de couro branco.

Veja mais:

>> BMW revela Z4 Concept com desenho ousado

>> Mercedes-AMG E 63 S desembarca no Brasil por R$ 699,9 mil

>> Segunda geração do Audi Q5 já está no Brasil