Destaque Novidades Serviço

CNH deve virar cartão em 2019

Documento terá aparência de cartão de crédito e virá com chip
(divulgação)

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH)  passará por mudanças mais uma vez. De acordo com uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que será publicada ainda nesta semana, o documento de papel dará lugar a um cartão de plástico com chip, que tem previsão de ser implantado a partir de 2019.

Segundo o ministro das Cidades, Alexandre Baldy, a justificativa para a mudança é a maior segurança proporcionada pelo cartão, evitando fraudes e ainda ajudando na integração com outros países. O prazo para os órgãos e entidades de trânsito de todos os Estados brasileiros adotarem a nova CNH é até 1º de janeiro de 2019, quando deverão ajustar seus procedimentos para se adequar à novidade.

A CNH de cartão se parecerá com um cartão de crédito, e traz chip e gravação a laser dos dados do motorista. Uma das vantagens do novo documento será a maior resistência e durabilidade, além de possibilitar a inserção de dados e informações relativos aos condutores nos chips, bem como facilitar acesso a certificados digitais.

Com o chip, a CNH de cartão seria também útil para ser utilizado futuramente para outros fins como: pagamento de pedágio, ônibus ou metrô, acesso à prédios públicos, estacionamentos e universidades e até identificação biométrica (com digitais já cadastradas no chip).

Vale lembrar que o documento impresso continuará válido, sendo necessária a troca pela versão de cartão apenas quando a CNH ser renovada. Por enquanto, não informações de quanto irá custar as emissões da carteira de motorista nesse novo tipo, algo que ainda será definido pelos Detrans dos Estados.

De acordo com o Ministério das Cidades, a Universidade de Brasília (UNB) recomendou a alteração para o formato em cartão após estudos.

Veja mais:

>> Multa agora pode ser paga por cartão de crédito ou débito

>> Motorista que estourar 20 pontos na CNH será suspenso por 6 meses

>> Projeto prevê que motorista seja preso ao fugir do local do acidente

Sobre o autor

Diego Dias

Encontre peças e acessórios





Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva

Instagram