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Lamborghini Urus: um SUV para voar baixo

Utilitário tem 660 cv e vai de 0 a 100 km/h em apenas 3,6 segundos

Lamborghini Urus (divulgação)
Lamborghini Urus (divulgação)

Foram nada mais do que cinco anos. Esse foi o tempo para a versão final do Lamborghini Urus ser apresentado oficialmente depois de sua configuração conceito, de 2012. Agora a marca italiana mostra todos os detalhes do segundo  SUV de sua história (o primeiro foi o LM002), que promete ser o utilitário esportivo mais rápido produzido até hoje.

Primeiramente, o Urus impressiona por seu visual. O estilo é formado por grade dianteira e para-choque com diversos formatos nas entradas de ar, além de faróis em formato de “Y” e linhas angulosas. Impressiona também a lateral, um dos pontos mais controversos do modelo por conta do excesso de vincos. Já a traseira se inspira nos superesportivos da marca e traz difusor e quatro saídas de escape. A lanterna em “Y” ocupa a traseira junto ao logo da marca italiana. De acordo com a Lamborghini, o design do Urus tem inspiração no clássico utilitário LM002. Mas também é inegável o parentesco com os atuais Aventador e Huracán.

Lamborghini Urus (divulgação)

Outro detalhe que chama a atenção no Urus é o seu porte. Ele compartilha a plataforma MLB Evo com o Porsche Cayenne e mede 5,11 metros de comprimento, 2,01 m de largura e 1,63 m de altura, enquanto o entre-eixos se estende por generosos 3 m. Já o interior é tão exótico quanto a carroceria e traz desenho baseado em caças, à exemplo dos comandos do console e painel de instrumentos.

Lamborghini Urus (divulgação)

Mas vamos ao que interessa: o Urus traz sob o capô um motor V8 4.0 biturbo de 660 cv e 86,7 kgfm de torque, sempre junto à transmissão automática de oito marchas e tração integral, que envia sua força sempre na proporção 40% na dianteira e 60% na traseira, podendo enviar 70% do torque para as rodas dianteiras ou mesmo até 87% para as rodas traseiras — que possuem sistema de esterçamento.

Lamborghini Urus (divulgação)

E a aceleração do SUV italiano deverá deixar muito esportivo “comendo poeira” por aí: ele vai de 0 a 100 km/h em 3,6 s e alcança a velocidade máxima de 305 km/h. Nem parece que pesa 2.200 kg. Para ser ajustado a diversos tipos de uso, ele oferece seletores de modos de condução em seis níveis: Strada, Sport, Corsa (corrida), Neve, Terra e Sabbia (areia), com os três últimos elevando a altura do SUV para enfrentar da melhor maneira terrenos irregulares. Há ainda o modo configurável Ego. Além do V8, a marca oferecerá posteriormente uma variante híbrida plug-in.

O preço do Urus começa em US$ 200.000 nos Estados Unidos, ou R$ 646.060 numa conversão direta. Como a história já tem contado, não é de se duvidar que o modelo seja o Lamborghini mais vendido da gama daqui há alguns meses. Basta olhar para a Porsche com o Cayenne…

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