Novidades

Honda Civic Type R bate recorde em Nürburgring

Esportivo fez a volta em 7 minutos e 43,8 segundos no circuito alemão

Temos um novo recordista entre os carros de tração dianteira no mítico circuito de Nürburgring: o novo Honda Civic Type R, apresentado no último Salão de Genebra. O hot hatch esportivo recupera o posto ao desbancar o Golf GTI Clubsport S com o tempo de 7 minutos e 43,8 segundos, nada menos que 5,5s abaixo do tempo rival germânico (7:47:19).

Além disso, o novo Civic Type R ficou cerca de 7 segundos à frente do Type R de geração anterior. Para a volta rápida, o modelo utilizado ganhou santantônio para maior segurança, mas a Honda afirma que essas mudanças não proporcionaram nenhum aumento de rigidez torcional na carroceria. Segundo a fabricante, o peso extra do equipamento de segurança foi compensado com a retirada da central multimídia e bancos traseiros.

A Honda aponta os 16 kg a menos e a rigidez torcional 38% superior em relação a geração anterior para a sua melhor performance na pista. Além disso, enquanto a geração anterior utilizava suspensão por eixo de torção, o atual é equipado com suspensão multilink, o que garante melhor comportamento dinâmico e maior velocidade em curvas. Veja abaixo o vídeo onboard do modelo na pista:

Sob o capô está o motor 2.0 Vtec Turbo de 320 cv e 40,8 kgfm de torque, sempre atrelado ao câmbio manual de seis marchas com relações mais curtas. O esportivo tem um seletor de modo de condução par alterar sua personalidade em três níveis: Comfort, Sport e +R.

Além da Europa (mercado tradicional do Civic Type R), o hot hatch também será exportado para o Japão e, pela primeira vez, para os Estados Unidos.