Destaque Especial Novidades

Renault Mégane RS: 280 cv e quatro rodas esterçantes

Terceira geração do hot hatch foi apresentada no Salão de Frankfurt
Renault Mégane RS (divulgação)

Após muito mistério com teasers (e ter vazado até imagem de patente), a terceira geração do Renault Mégane RS finalmente deu as caras, sendo o destaque da marca no Salão de Frankfurt.

O novo Mégane RS entrou na moda do downzing e trocou o motor 2.0 turbo de 275 cv por um 1.8 turbo do modelo Alpine 110, que no hot hatch gera 280 cv e 39,8 kgfm de torque. Em sintonia com esse conjunto trabalha o câmbio manual ou automatizado de dupla embreagem de seis marchas, que manda sua força para a tração dianteira.

Para deixar o hatch esportivo afinado e pronto para qualquer desafio nas pistas, a Renault tratou de equipá-lo com uma tecnologia que permite reduções de marchas sucessivas numa frenagem mais forte, e controle de largada. Quando chegar ao mercado, o Mégane RS será comercializado em duas versões de chassi: Sport e Cup, o primeiro tem acerto mais indicado para as ruas, enquanto o segundo para as pistas.

É exclusivo da versão Cup o diferencial de deslizamento limitado, enquanto ambos trazem eixo traseiro esterçante — que melhora a estabilidade em curvas de alta velocidade e facilita as manobras no dia a dia. O Mégane RS oferece nas duas versões o seletor de modos de condução, que tem cinco níveis: Comfort, Normal, Sport, Race e Perso.

Renault Mégane RS (divulgação)

Visualmente, o Mégane RS trava olhares por conta dos faróis de led, luzes de neblina em formato de bandeira quadriculada, para-choque com desenho inspirado nos Fórmula 1 e para-lamas alargados em 60 mm na frente e 45 mm atrás. Há ainda saídas de ar laterais, rodas de liga leve de 19 polegadas e para-choque traseiro com difusor de ar e saída de escape centralizada.

2017 – Nouvelle Renault MEGANE R.S.

Na cabine, o clima esportivo é ancorado pelos bancos concha com encostos de cabeça integrados, volante com logo RS, e costuras vermelhas nos bancos e painéis das portas. A central multimídia conta com sistema de telemetria RS Monitor, que permite agora a instalação de uma câmera para o motorista filmar sua pilotagem em dias de track day, analisar a gravação e até compartilhar nas mídias sociais.

O esportivo vem bem equipado e traz recursos como controle de velocidade adaptativo, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, assistente de estacionamento. Há ainda alerta de mudança de faixa, leitura de placas de trânsito, alerta de distância segura do veículo à frente, alerta de pontos cegos e sistema de frenagem de emergência.

Baseada no chassi Cup, a versão Trophy do Mégane RS terá propulsor de 300 cv que estreará no final de 2018.

Veja mais:

>> Peugeot pode estar desenvolvendo 308 GTI de 312 cv

>> Salão de Frankfurt: novo Duster é revelado por completo

>> Volkswagen mostra novo Polo GTI em Frankfurt 

Sobre o autor

Diego Dias

Encontre peças e acessórios





Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva

Instagram