Novidades

Segunda geração do Nissan Leaf roda até 378 km

Elétrico será apresentado no Salão de Frankfurt

A Nissan apresentou hoje a segunda geração do Leaf, o carro elétrico mais vendido do mundo. O modelo traz novidades em relação ao motor elétrico, além de desenho repaginado semelhante aos últimos lançamentos da marca, que o deixou mais esportivo e “menos careta” que o anterior.

Na segunda geração, o Leaf apresenta um desenho de perfil mais baixo, com faróis afilados integrados a falsa grade dianteira, que tem pintura azul. Na lateral, há uma linha de cintura mais alta ascendente em direção a traseira, que também se conecta às lanternas de forma de bumerangue. Na cabine, o design tem semelhanças com modelos conhecidos da marca, além de herdar o volante e painel com tela digital do Kicks.

Nissan Leaf (divulgação)

Segundo a Nissan, o novo Leaf traz um novo motor elétrico que entrega 150 cv e 32,6 kgfm de torque — disponíveis ao menor toque no acelerador, pois elétricos não necessitam de uma rotação (necessário para motores a combustão) para entregar sua força. A bateria de íons de lítio tem 40 kWh e permite atingir, com uma única carga, uma autonomia de 378 km  no padrão europeu, enquanto que pela medição dos Estados Unidos o elétrico roda 240 km.

Para recarregar totalmente a bateria, são necessárias 16 horas numa tomada de 3 kW ou 8 horas com 6 kW. É possível ainda recarregar 80% da bateria em 40 minutos numa estação rápida.

Cabine do Leaf na versão americana (divulgação)

Entre os recursos tecnológicos, o destaque é o e-Pedal. O sistema permite que o motorista acelere, desacelere, pare e segure o veículo através apenas do pedal do acelerador. Há também o sistema ProPilot de condução semiautônoma para estradas — que o mantém na faixa e acompanha a velocidade do carro à frente em velocidades entre 30 e 100 km/h. Integra a lista ainda sistema de estacionamento automático ProPark, leitor de placas de sinalização, assistente de mudança de faixa, câmera 360º, entre outros.

O Leaf será uma das atrações da Nissan no Salão de Frankfurt, na semana que vem. Suas vendas começam em outubro, no Japão, chegando nos EUA e Europa a partir de 2018.

Veja mais:

>> Mini Electric antecipa futuro elétrico em Frankfurt

>> Nissan cria alerta para motorista não esquecer nada no banco traseiro

>> Volvo terá motor elétrico em toda a gama a partir de 2019