Destaque Mercado

SUVs assumem posto de 2ª categoria mais vendida do Brasil

Segmento ficou atrás somente dos hatches compactos em 2017
Jeep Compass Limited diesel (divulgação)

Eles são a preferência mundial e isso parece um caminho sem volta. Estamos falando dos SUVs, categoria que manteve crescimento expressivo e que alcançou 22,34% de participação no mercado, passando a ser o segundo segmento mais vendido no Brasil em 2017 (dados Fenabrave).

Para efeito de comparação, em 2016 os utilitários esportivos foram a 3ª categoria com maior participação nas vendas no mercado brasileiro, com 17,92% de market share. Em 2017, o segmento ficou somente atrás dos hatches compactos, que respondeu por 27 % das vendas e que conta com modelos de grande volume como Chevrolet Onix (carro mais vendido do país em 2017), Hyundai HB20 e Ford Ka.

Além da participação de mercado, os SUVs também tiveram crescimento no volume de vendas. Em 2017 foram 414.547 veículos emplacados, enquanto que em 2016 foram comercializados 302.486 SUVs, um aumento considerável de 37%.

Já o título de SUV mais vendido mudou de dono. Enquanto o Honda HR-V vinha disparado na primeira colocação desde 2015, em 2017 o modelo japonês foi desbancado pelo Jeep Compass, utilitário com maior porte e também mais caro (preço parte de R$ 107,9 mil). Uma prova da competitividade do segmento é que o Ford EcoSport (precursor do SUVs compactos por aqui), não ficou nem entre os três mais vendidos mesmo após a reestilização feita em 2017.

Abaixo, confira os dez SUVs mais vendidos em 2017 (sem distinção de categoria):

1º Jeep Compass: 49.187 unidades

2º Honda HR-V: 47.775

3º Hyundai Creta: 41.625

4º Jeep Renegade: 38.330

5º Nissan Kicks – 33.464

6º Ford EcoSport: 31.195

7º Renault Duster: 17.638

8º Honda WR-V: 15.353

9º Renault Captur: 13.742

10º Toyota Hilux SW4: 12.567

Veja mais:

>> Mercado: Onix é o carro mais vendido do Brasil pelo 3º ano seguido

>> Veja quais foram os esportivos mais vendidos no Brasil em 2017

>> EcoSport entrega prazer ao dirigir na versão 1.5

>> Avaliamos o Chevrolet Equinox, um SUV com fôlego de sobra

Sobre o autor

Diego Dias

Encontre peças e acessórios





Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva

Instagram