Curiosidades Especial Novidades

VW I.D Buzz terá reconhecimento facial para destravar portas

Previsão é que minivan seja lançada em 2020
Volkswagen I.D Buzz (divulgação)

Durante a CES 2018 que acontece nesta semana em Las Vegas, a Volkswagen e a NVidia (umas das principais empresas de tecnologia dos EUA) firmaram uma parceria para o desenvolvimento de Inteligência Artificial (IA) para veículos. De acordo com a fabricante alemã, o primeiro modelo que receberá a tecnologia será a minivan I.D Buzz, que integrará a futura família de elétricos I.D do grupo Volkswagen — prevista para se tornar realidade na próxima década.

 

“Dentro de poucos anos, todos os novos veículos deverão ter assistentes de IA para reconhecimento de voz, gestos e facial, assim como para realidade aumentada”, disse Jensen Huang, CEO da Nvidia. “Trabalhando com a Volkswagen, estamos criando uma nova geração de carros que são mais seguros, mais agradáveis de utilizar do que qualquer outra coisa já feita e acessíveis para todos.”, concluiu.

Entre as vantagens da minivan I.D Buzz com a adoção de Inteligência Artificial, estão as capacitações de “Copilotagem Inteligente”, que incluirão sistemas de conveniência e assistência que funcionarão a partir de dados coletados por sensores localizados dentro e fora do carro. Além disso, os sistemas poderão receber novidades (como evolução da condução autônoma) ao longo do tempo por meio de atualizações de software.

Os itens baseados na tecnologia artificial tornarão possíveis comodidades como destravar as portas do veículo por reconhecimento facial, comandos de voz e por gestos, alertar o motorista sobre a aproximação de bicicletas e até monitorar o olhar do condutor para evitar distrações. A minivan contará ainda com tecnologia autônoma e terá também interior configurável

Construída com base na plataforma MEB, a I.D Buzz será a responsável por lançar a ofensiva de modelos elétricos da Volkswagen a partir de 2020. Resta saber se no futuro a “sucessora espiritual” da Kombi fará o mesmo sucesso que a Velha Senhora.

Veja mais:

>> CES: Hyundai mostra Nexo, SUV a hidrogênio que pode rodar até 595 km

>> Volkswagen revela desenhos do novo Jetta

>> Spin Activ: a solitária minivan “aventureira”

Sobre o autor

Diego Dias

Encontre peças e acessórios





Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva

Instagram