Novidades

A partir de 2026 todo Mitsubishi será um Nissan com logo do diamante

Como parte da estratégia de redução de custos da Aliança, a Mitsubishi não mais desenvolverá plataformas, mas sim aproveitará recursos da Nissan

Mitsubishi Outlander [divulgação]
Mitsubishi Outlander [divulgação]

A redução de custos de produção é uma pauta muito forte entre as fabricantes hoje em dia. Não à toa, as fusões entre grandes grupos e montadoras é quase que inevitável. Parte da Aliança Renault Nissan há alguns anos, a Mitsubishi finalmente entrará de cabeça no compartilhamento de tecnologia com suas irmãs.

Começando pelo Japão em 2026, todos os novos modelos introduzidos pela Mitsubishi serão, na realidade, carros da Nissan modificados. A ideia é compartilhar plataformas e reduzir custos de desenvolvimento. Contudo, todo exterior, interior e mecânica, além de acertos de dirigibilidade, serão todos Mitsubishi, revela o Nikkei Asia.

É basicamente o que aconteceu por anos com Peugeot e Citroën, ou seja, todo Mitsubishi terá um equivalente Nissan para existir. Ainda assim, cada marca colocará sua própria personalidade em cada carro, evitando assim canibalização. Isso já ocorre hoje com o Mitsubishi Outlander que é diretamente derivado do Nissan Rogue.

Mitsubishi Outlander [divulgação]
Mitsubishi Outlander [divulgação]
Olhando Rogue e Outlander lado a lado fica impossível saber que um modelo deriva do outro. E assim será com todo modelo do diamante a partir de 2026. Por isso espere coisas como L200 Triton e Frontier nascendo do mesmo projeto ou até mesmo um eventual retorno do Lancer como um Sentra de outra marca.

Renault Mitsubishi

Já na Europa a situação será um pouco diferente. A Mitsubishi havia revelado que não lançaria mais carros a partir de março de 2021 e, ao fim do ciclo de vida de seus produtos, deixaria o continente. Entretanto, ela voltou atrás e revelou que lançará dois carros baseados em modelos da Renault a partir de 2023.

Nissan Rogue [divulgação]
Nissan Rogue [divulgação]
Muito provavelmente esses dois modelos devem ser SUVs, sendo um deles elétrico. As chances de a Mitsubishi ter uma versão própria do novo Mégane E-Tech e uma do Captur são muito grandes.

>>Velho Nissan Versa, vulgo V-Drive, sai de linha no Brasil

>>Pajero Full ganha versão Legend de despedida por R$ 356.990

>>Renault Captur 2022 melhorou muito, mas é inferior ao Duster | Avaliação