Novidades

488 Pista: o novo suprassumo V8 de 720 cv da Ferrari

Superesportivo acelera de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos

Ferrari 488 Pista (divulgação)
Ferrari 488 Pista (divulgação)

Até então conhecida pelo nome 488 GTO, a nova Ferrari 488 Pista foi revelada após ter algumas fotos vazadas na última terça-feira. Agora, a marca do cavalinho rampante desvenda oficialmente seu novo superesportivo e dizemos: ela não decepciona.

Feita para ser a versão mais endiabrada da 488 GTB, a nova Ferrari 488 Pista vem com a responsabilidade de ter que substituir a 458 Speciale, que entrou no lugar da 430 Scuderia, que por sua vez substituiu a clássica 360 Challenge Stradale. A missão do novo carro chefe V8 da Ferrari? Ficar à frente da rival McLaren 720S.

Ferrari 488 Pista (divulgação)

E acreditamos que isso não seja uma missão impossível, já que a 488 Pista vem equipada com motor biturbo V8 3.9 que gera 720 cv e 78,5 kgfm de torque (ante 670 cv e 77,5 kgfm da 488 GTB). Dito isso, o V8 agora é considerado o mais potente já feito pela Ferrari.

Uma prova? Segundo a marca italiana, o superesportivo vai de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos e atinge os 200 km/h em apenas 7,6 segundos. Com uma dieta que resultou em uma redução de 90 kg em seu peso final (1.280 kg), fica fácil entender o motivo de o modelo alcançar 340 km/h de máxima.

Para desenvolver a 488 Pista, a Ferrari aproveitou sua experiência no Campeonato Mundial de Endurance (WEC) e Ferrari Challenge. O superesportivo traz alterações aerodinâmicas que incluem entradas de ar dianteiras maiores, spoiler dianteiro inspirado na Fórmula 1, entradas de ar laterais, spoiler traseiro e difusor traseiro com visual mais agressivo. Essas mudanças não só deixaram a 488 Pista mais invocada, como aumentaram em 20% o downforce (pressão aerodinâmica sobre o carro). Traduzindo, ela voa baixo “grudada” na pista.

Ferrari 488 Pista (divulgação)

Por fim, a macchina traz sistema que permite jogar o modelo de lado (modo de derrapagens controladas), amortecedores com ajuste magneto-reológico, modos de condução e sistema FDE — que ajusta automaticamente a pressão de frenagem nas pinças dos freios.

A nova Ferrari 488 Pista será um dos destaques do Salão de Genebra, em março. 

Veja mais:

>> Com 700 cv, novo Porsche 911 GT2 RS é pura insanidade

>> Ferrari FXX-K Evo: o ápice da aerodinâmica

>> Lamborghini Huracán Polizia: uma viatura para nobres missões