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5 carros que são verdadeiros Frankensteins

Peças de carros antigos acopladas a modelos novos transformaram esses cinco exemplos em verdadeiros Frankensteins

Mercedes-Benz CLC [divulgação]
Mercedes-Benz CLC [divulgação]

No mundo dos automóveis, nem sempre é possível criar carros novos do zero. Altos custos envolvidos, vendas baixas e crises financeiras levaram algumas montadoras a criar verdadeiros Frankensteins. Ou seja, carros aparentemente novos, mas que escondem peças, plataforma e diversos componentes de outros modelos bem mais antigos do que eles.

Conheça agora nessa lista, cinco carros que são verdadeiros Frankensteins sobre rodas. Vale ressaltar que a matéria conta somente com modelos que já saíram de linha.

Mercedes-Benz CLC

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Mercedes-Benz CLC [divulgação]

Um curioso caso de um Mercedes-Benz produzido no Brasil para exportação, o Mercedes-Benz CLC era uma verdadeira gambiarra. Ele nasceu como Classe C Sport Coupé baseado na segunda geração do icônico sedã, especificamente a W203. Contudo, ele tinha a dianteira e parte do interior do modelo seguinte, o W204.

Era nítida que a frente do modelo novo não encaixava com o resto do corpo de um Classe C mais antigo. Eram carros com visual totalmente incompatível, mas que geraram o polêmico CLC. Ele foi feito somente em Juiz de Fora, Minas Gerais, entre 2008 e 2011, de onde foi exportado para o mundo inteiro. Seu substituto foi o Classe C Coupé feito na Europa.

Chevrolet Agile

Chevrolet Agile [divulgação]
Chevrolet Agile [divulgação]

Na crise financeira mundial da General Motors em 2009, muitos sacrifícios precisaram ser feitos. O grupo se desfez de diversas marcas, vendeu outras e criou projetos de baixo custo e que pudessem ter impacto. Esse foi o caso do Chevrolet Agile. Pensado para substituir o Corsa de terceira geração, ele usava a plataforma do modelo de segunda, que era bem mais barata.

A base de 1994 custava bem menos e fazia parte de dois outros modelos que a GM pretendia manter em linha, no caso Classic e Celta. Como o Corsa de segunda geração e a Montana da primeira geração iam sair de linha, era melhor aproveitar uma plataforma que teria mais vida útil. Por fim, o Agile salvou a GM do Brasil e financiou o desenvolvimento e Onix e sua família.

Ford Escort RS Cosworth

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Ford Escort RS Cosworth [divulgação]

Carros de homologação são um caso bastante peculiar. Afinal, precisam de um número limitado de unidades produzidas para poderem ser classificados paras as competições. E um dos mais amados modelos de rally que foram feitos para homologação, é o Ford Escort RS Cosworth.

Mas, como todos os outros carros da lista, ele não é exatamente o que parece ser. A plataforma é a do modelo maior, o Sierra (antecessor de Mondeo e Fusion), o que fez com que o Escort RS Cosworth ficasse bem maior que o modelo original, além de mais largo e pesado. Ainda assim, um dos mais fantásticos carros que a Ford já fez.

Seat Exeo

Audi A4
Seat Exeo [divulgação]

Dentro do grupo Volkswagen, a Audi é a marca de luxo logo acima da fabricante do Gol, enquanto Seat e Skoda ficam na faixa de entrada. O que ninguém conseguiu entender foi o motivo pelo qual a Seat pegou a terceira geração do Audi A4 que estava saindo de linha para lançar um sedã em seu portfólio.

O Exeo nasceu em 2008 e tinha somente para-choques, capô, faróis, lanternas e tampa do porta-malas diferente do Audi A4. Até mesmo o interior era o mesmo do Audi, porém com os elementos do A4 Cabriolet, que era um pouco diferente do restante da família. Até mesmo a perua Exeo ST era uma perua Audi com jeito de Seat.

Nissan Frontier

Nissan Frontier [divulgação]
Nissan Frontier [divulgação]

Enquanto no Brasil temos uma Nissan Frontier novinha em folha desde 2017 (apesar de essa geração ter sido lançada em 2015), os norte-americanos tiveram de conviver com o modelo antigo até o ano passado. A Nissan, porém, ao invés de trazer o modelo global para os EUA e Canadá, resolveu criar algo próprio.

Pegou a Frontier antiga, espichou a plataforma e deu um visual totalmente novo inspirado na Titan. É a mesmíssima ideia que a Chevrolet fez com o Agile ao usar base de Corsa. Até porque a base do modelo americano é datada de 2004, coincidentemente 10 anos mais nova que a plataforma do Corsa empregada no Agile.

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