Destaque

5 carros internacionais que têm esse visual só no Brasil

Apesar de serem carros internacionais, eles só têm esse visual no Brasil para agradar ao público nacional ou porque chegaram antes aqui

carros
Jeep Renegade Trailhawk 4x4 [Auto+ / João Brigato]

O Brasil é um grande celeiro de desenvolvimento de carros específicos para o nosso país (e para os vizinhos próximos). Prova disso é que muitos carros passaram por reestilizações e intervenções visuais exclusivas para o nosso mercado. Ele estrearem igual lá fora e aqui, mas foram precisos alguns anos até a mudança.

Por isso, selecionamos aqui uma lista com cinco carros que passaram por reestilizações exclusivas para o Brasil e projetadas pelos centros de design em nossas terras. Carros como os Volkswagen T-Cross e Polo ficaram de fora porque já nasceram no Brasil com visual exclusivo, ao contrário desse quinteto.

Jeep Renegade

carros
Jeep Renegade Trailhawk 4×4 [Auto+ / João Brigato]
Mais recente modelo na lista, o Jeep Renegade passou por sua segunda reestilização desde que essa geração (e única) foi lançada em 2014. Até então, o Renegade era igualzinho no mundo inteiro, mas a Jeep do Brasil fez uma reforma visual exclusiva para o nosso mercado com faróis, grade, para-choques, lanternas traseiras e até partes do interior totalmente novas.

Ford New Fiesta

Ford New Fiesta [divulgação]
Ford New Fiesta [divulgação]
A reestilização que pouca gente lembra, mas que até que durou. Apresentado como linha 2018, o último Ford New Fiesta vendido no Brasil só foi reestilizado porque lá na Europa já havia uma nova geração. Um dos maiores exemplos de carros globais da Ford, o New Fiesta brasileiro tinha para-choque dianteiro exclusivo e trouxe do europeu as lanternas e faróis com LEDs que até então nunca haviam sido usados por aqui.

Fiat Marea

carros
Fiat Marea [divulgação]
Um dos últimos carros de porte médio / grande produzidos pela Fiat no Brasil, o Marea passou por uma mudança visual no Brasil a qual os europeus nunca tiveram. A traseira original do sedã não agradou por aqui, então a Fiat pegou as lanternas do primo Lancia Lybra e fez uma nova retaguarda para o Marea por aqui. Só que ninguém sabia que a lanterna era de outro carro.

Ford Ka

Ford Ka [divulgação]
Ford Ka [divulgação]
Enquanto na Europa a primeira geração do Ford Ka nunca passou por mudanças visuais, somente uma atualização de interior, o pequenino ganhou em 2002 uma nova traseira. As lanternas foram esticadas e a placa migrou para a tampa do porta-malas. Muitos não gostam, mas as vendas melhoraram após a intervenção cirúrgica.

Renault Sandero

carros
Renault Sandero CVT [divulgação]
Ao que tudo indica, essa geração será a última do Renault Sandero no Brasil. Mas o modelo mudou já duas vezes exclusivamente para o nosso país. A primeira geração tinha lanternas com visual que nunca foi usado na Europa. Mas a segunda foi além, com lanternas invadindo a tampa do porta-malas – algo não usado nem pela Dacia e nem pela Renault fora do Brasil.

>>5 carros que sofrem bullying com apelidos maldosos dados pela internet

>>Carros da Tesla são “ameaça nacional” na China e estão banidos

>>Dacia muda visual de seus carros: no Brasil, Renault ficará menos Dacia