Curiosidades Destaque

5 carros modernos que redefiniram a história do automóvel atual

É muito mais difícil causar impacto no mercado nos dias atuais, mas mesmo assim esses cinco carros conseguiram
carros
Ford EcoSport [divulgação]

Falar das grandes revoluções da história do automóvel geralmente é algo que remete aos tempos mais passados. Mas e quando falamos de carros modernos que mudaram totalmente o mercado? Aqui temos cinco exemplos de modelos que, depois que foram lançados, transformaram o que é o carro dos dias de hoje.

BMW X6

Goste ou não, mas os SUVs cupê são tendência de mercado. E se não fosse pelo BMW X6, talvez eles não existiriam. Tudo bem que não foi exatamente ele que inventou a categoria, mas ele a popularizou. E não será o único dos carros que chegou depois, mas ninguém notou. Isso porque o SsangYong Actyon foi lançado em 2006 já com esse estilo cupê.

carros
BMW X6 [divulgação]
O BMW X6 chegou dois anos depois, mas ele que chamou atenção – especialmente porque o SsangYong era horroroso. O teto em arco com vidro traseiro bem inclinado e um ressalto na tampa do porta-malas foram elementos que criaram um perfil elegante e esportivo no X6 copiado por praticamente todas as montadoras hoje em dia.

Renault Twingo

Quando o Twingo foi revelado no Salão de Paris em 5 de outubro de 1992, ele lotou o estande da Renault. O pequenino e simpático hatch subcompacto chamou mais atenção que modelos da Porsche, Ferrari e até conceitos ali expostos. Tudo por conta do visual totalmente fora do padrão para a época e por conta das cores chamativas.

Renault Twingo [divulgação]
Renault Twingo [divulgação]
Ele criou uma nova tendência de carros compactos de duas portas com estilo como grande foco. O Ford Ka, por exemplo, foi um de vários carros emblemáticos que só surgiram por causa do Twingo. Com teto alto, carroceria curta e interior espaçoso, ele mostrou como a modularidade interna e o estilo minivan eram importantes para carros pequenos.

Porsche Cayenne

Outro SUV que causou uma verdadeira revolução foi o Porsche Cayenne. Além de ter salvo a montadora alemã da falência, ele ditou a regra do que todas as montadoras de luxo, sem exceção, seguiriam nos próximos 20 anos. Apresentado em agosto de 2002, ele causou a ira dos fãs da marca: afinal como poderia um SUV ter o logo da Porsche?

carros
Porsche Cayenne [divulgação]
Com interior luxuoso e espaçoso aliado a performance que o deixaria ao lado de um Porsche 911, o Cayenne mostrou o motivo pelo qual uma marca de esportivos precisa de um SUV. Afinal, todos querem andar rápido e com luxo, mas nem sempre há disposição de sentar em um cupê baixo, com suspensão dura e interior apertado.

Fiat Toro

Tal qual aconteceu com o BMW X6, a Fiat Toro não inventou o segmento de picapes intermediárias. Na verdade, foi a Renault Oroch, que chegou alguns meses antes. Mas foi a Toro que mostrou como esse segmento poderia ser próspero, rentável e, principalmente, a próxima moda depois dos SUVs.

carros
Fiat Toro [divulgação]
Juntando a condução de um SUV com porte que as picapes médias tinham dez anos atrás, ela criou a fórmula que Ford Maverick, Hyundai Santa Cruz e a próxima geração da Chevrolet Montana estão seguindo. As vendas altíssimas no Brasil mostraram o potencial da categoria, que agora se torna global, mesmo com a ausência da Toro fora da América Latina.

Ford EcoSport

Antes do Ford EcoSport, os SUVs compactos eram raridade. Ou eram modelos pequenos demais, como o Suzuki Jimny, ou tinham vocação off-road desnecessária para o seu público. Desenvolvido no Brasil, ele mostrou como transformar um hatch compacto em um modelo mais parrudo e espaçoso que tomaria o lugar das minivans e peruas.

Ford EcoSport (divulgação)

A fórmula tem custo reduzido de produção e desenvolvimento por compartilhar uma enormidade de componentes com os hatches compactos. Além disso, não precisa ter vocação off-road de verdade além de uma suspensão alta e plásticos na carroceria. Afina, a maioria dos SUVs compactos vive no shopping e o EcoSport que criou essa fórmula de sucesso.

>>Cinco minivans que são carros completamente insanos e fora da casinha

>>5 carros que morreram no Brasil em 2021, mas têm outra chance lá fora

>>Os elos perdidos dos carros Opel da Chevrolet do Brasil

Sobre o autor

João Brigato

Um comentário

Clique aqui para comentar

Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva