Atuar no Brasil não é fácil, especialmente em tempos de pandemia e economia com inflação altíssima. Prova disso é que não somente marcas de carros, mas varejistas de peso lá fora estão pedindo para sair. É o caso da Forever 21 que vai fechar todas as suas lojas no Brasil até o domingo (19) e enfrenta uma recuperação judicial desde 2019 nos EUA.
Tal qual a Forever 21, essas cinco marcas de carros fugiram do Brasil exatamente e, pouco tempo depois, se deram mal. Algumas faliram de vez, outras foram compradas por marcas maiores, enquanto outras lutam para sobreviver milagrosamente. Conheça agora as cinco marcas que desistiram do Brasil igual à Forever 21.
Lifan
Mas pouco depois, a Lifan admitiu que estava deixando o Brasil e, coincidentemente, o processo de recuperação começou na China. A Geely, dona da Volvo, se ofereceu para comprar a Lifan e parte de sua tecnologia. Mas o negócio não pareceu suficiente para ressuscitar a marca. Seu último lançamento foi o SUV médio X70 em 2018.
Lada
Isso foi visto como uma oportunidade para a Renault, que de 2008 a 2016 foi comprando a Lada aos poucos. Novos modelos surgiram e a Lada começou a se tornar global de novo. Contudo, em 2020 por conta da Guerra, a Renault vendeu a marca de volta ao governo por centavos. Hoje, ela voltou a produzir um carro com tecnologia de 1996.
Daewoo
Só que ela sobreviveu até 2011 por conta da General Motors. A Daewoo foi adquirida pelo grupo americano e passou a responder como GM Korea. Ela foi responsável pelo desenvolvimento de diversos carros globais como os Chevrolet Sonic, Beat e a primeira geração do Cruze. Virou Chevrolet Coreia do Sul em 2005, matando o nome Daewoo.
Smart
A Smart nunca foi muito bem das pernas, afinal era uma marca de nicho. Pediu ajuda à Mitsubishi para fazer a primeira geração do ForFour e quase fez no Brasil o SUV ForMore. Na terceira geração do ForTwo, a marca teve ajuda da Renault. Contudo, se virou totalmente para eletricidade em 2019 e quase faliu. Só foi salva porque a Geely comprou metade da marca pertencente à Mercedes.
SsangYong
Mesmo que durante anos a SsangYong adorava se vangloriar do fato de que usava motores Mercedes-Benz em seus carros, colocando o logo da marca alemã na traseira em um adesivo. Hoje tenta se recuperar investindo forte em eletrificação e recentemente mostrou o novo SUV Torres. Mas se alguém oferecer uma boa grana à Mahindra pela SsangYong, ela vende.
>>Ford anuncia recall de 3 milhões de carros por causa do câmbio
>>Carros elétricos da Chevrolet dependem que modelos a gasolina vendam
>>Carros a combustão poderão sobrevier além de 2035 na Europa
Guerra em 2020???
Daewoo morreu em 2005 ou em 2011???