Curiosidades Destaque

8 caminhonetes médias que não são vendidas no Brasil

Apesar de o Brasil ter varias caminhonetes médias à disposição, esses oito modelos não são vendidos por aqui
Honda Ridgeline [divulgação]
Honda Ridgeline [divulgação]

Segmento da moda junto dos SUVs, as caminhonetes médias tem tomado cada vez mais espaço nas cidades. Prova disso é que elas são modelos essencialmente globais e que dificilmente não são vendidos no Brasil. Contudo, essas oito picapes resolveram deixar nosso país de fora.

Na lista não foram incluídas as caminhonetes de marcas chinesas pois, além dos brasileiros não conhecerem essas marcas, há uma infinidade de modelos que deixaria essa lista tão longa de ler quanto um livro do Harry Potter. Dois modelos também ficaram de fora: Jeep Gladiator e Peugeot Landtrek – mas somente porque serão vendidas no Brasil em breve e já confirmadas.

Honda Ridgeline

Honda Ridgeline 2020 [divulgação]
Honda Ridgeline [divulgação]
Talvez de todas as caminhonetes na lista, essa seja a mais diferente. A Honda Ridgeline sempre foi conhecida por seu visual ousado e por ser a única picape média monobloco vendida nos EUA. Ela tem o tamanho de uma Hilux, mas jeitão de Ford Maverick, em que está mais para um SUV do que para uma picape para rodar – mas não tão SUV no visual quanto uma Fiat Toro.

Toyota Tacoma

Toyota Tacoma [divulgação]
Toyota Tacoma [divulgação]
Prima americana da Toyota Hilux, a Tacoma é uma das caminhonetes mais vendidas dos EUA. Apesar disso, ela está um pouco velha. A atual geração foi lançada em 2005 e reestilizada tantas vezes que até a Toyota perdeu a conta. Coincidentemente, 0 ano de 2005 foi o lançamento da geração anterior da Hilux. Na próxima encarnação, Hilux e Tacoma se tornarão uma só picape.

Chevrolet Colorado

S10
Chevrolet Colorado Trail Boss [divulgação]
Assim como a Tacoma é a Hilux dos americanos, a Colorado cumpre o mesmo papel para a Chevrolet nos EUA em relação à S10. Na realidade, Colorado também é o nome da Chevrolet S10 fora do Brasil, porém o modelo americano é diferente. Ela é um pouco mais que as caminhonetes da Chevrolet que rodam no Brasil e tem estilo mais quadrado.

Nissan Frontier

Nissan Frontier [divulgação]
Nissan Frontier [divulgação]
Enquanto o Brasil tem a versão global da Frontier há uns bons anos, os EUA tiveram que conviver com a geração velha da picape até 2021. Só no ano passado a Nissan resolveu trazê-la para o mundo atual das caminhonetes com uma nova geração totalmente diferente da nossa. Ela é mais quadrada, parruda e usa motor V6 a gasolina.

Renault Alaskan

Renault Alaskan [divulgação]
Renault Alaskan [divulgação]
Falando em Nissan Frontier, a Renault Alaskan é uma das caminhonetes irmãs da japonesa que quase veio ao Brasil. A primeira foi a Mercedes-Benz Classe X, que morreu antes da hora, outra é a Renault Alaskan que já apareceu no Salão do Automóvel duas vezes e nunca foi vendida aqui. O visual muda pouca coisa em relação à Nissan, mas a frente tem jeito de Kwid picape.

Isuzu D-Max

Isuzu D-Max [divulgação]
Isuzu D-Max [divulgação]
Antes da atual geração, a Isuzu D-Max era a versão japonesa da Chevrolet S10. Contudo, GM e Isuzu resolveram emancipar suas caminhonetes e a japonesa mudou totalmente. O visual é bem agressivo e chamativo, com grade frontal enorme e faróis que remetem aos olhos de uma águia. Hoje em dia ela é parente de outra picape japonesa da lista.

SsangYong Musso

SsangYong Musso [divulgação]
SsangYong Musso [divulgação]
Tal qual a Honda Ridgeline, a SsangYong Musso é uma das raríssimas caminhonetes médias monobloco. Seu visual é bastante esquisito, sendo quase uma versão cortada do SUV Rexton. A caçamba é curta, reta e há poucos elementos comuns a outras rivais, tanto que vende pouco. Recentemente ganhou uma nova dianteira com grade gigante.

Mazda BT-50

Mazda BT-50 [divulgação]
Mazda BT-50 [divulgação]
Antes derivada da Ford Ranger, a Mazda BT-50 é hoje parente da Isuzu D-Max. Talvez uma das caminhonetes mais bonitas à venda no mundo, ela trouxe a elegante identidade visual da marca japonesa a um modelo de proporções nada elegantes. É oferecida no Japão, mas tem foco no mercado europeu. Pena a Mazda não atuar mais no Brasil.

>>5 carros que quase ninguém sabe como abrir o porta-malas

>>Quais são os 10 carros mais baratos do Brasil?

>>Fiat sobe o preço de todos os carros produzidos no Brasil

Sobre o autor

João Brigato

Um comentário

Clique aqui para comentar

Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva