Destaque Novidades Serviço

A importância do airbag nos carros

Obrigatório no país desde 2014, airbag ajuda a minimizar os danos físicos aos ocupantes
Airbags (divulgação)

Desde que começaram a ser obrigatórios em 2014, os airbags já salvaram centenas de vidas país afora.

A princípio, os airbags obrigatórios no Brasil são apenas os frontais (duplo, para o motorista e passageiro que vão no banco dianteiro), mas existem carros que oferecem até 7 airbags – frontais, laterais, de joelhos e “cortina”.

Airbags (divulgação)

Mas o airbag sozinho não faz milagre, já que tanto o motorista quanto os passageiros devem usar o cinto de segurança para diminuir as chances de acidentes letais, mesmo em veículos equipados com múltiplos airbags.

O cinto é o dispositivo de retenção mais eficaz na prevenção de lesões aos ocupantes do veículo e, principalmente no caso de veículos equipados com airbag, age para adequar o contato do ocupante com a bolsa em momento ideal, ou seja, quando está totalmente inflada.

Se o contato do ocupante com o airbag ocorrer prematuramente ante a falta do cinto, ao incorreto posicionamento dos ocupantes do veículo como apoiar os pés no painel dianteiro, há grandes chances de ferimentos graves.

Airbags (divulgação)

Segundo uma pesquisa feita pela National Highway Traffic Safety Administration – NHTSA – as chances de sobreviver a um acidente usando cinto de segurança num veículo equipado com airbags é de 51%. Enquanto que em um acidente onde o condutor e passageiros dependem somente do airbag, as chances de sobreviver caem para 12%.

Veja mais:

>> Hyundai apresenta 1º airbag multicolisão do mundo

>> Recall: Ford chama Ka por falha no airbag

>> Corolla tem recall por falha em montagem de airbag

Sobre o autor

Kleber Silva

Kleber Silva

Comente

Clique aqui para comentar

Encontre peças e acessórios





Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva