Novidades Serviço

A manutenção dos carros híbridos na quarentena

Modelos com motor elétrico e bateria precisam de atenção extra quando parados por muito tempo; confira
Volvo XC40 T5 R-Design (divulgação)

Você já deve ter visto nossas dicas de como cuidar do seu carro nessa quarentena. Aliás, vale ressaltar que a manutenção também é importante para o seu carro nesses tempos que ele fica parado na garagem. Mas quando o assunto são os híbridos, quais os cuidados que devemos tomar quando eles ficam estacionados por um longo período?

Para sanar essas dúvidas, a Volvo, uma das marcas com uma gama recheada de veículos híbridos no Brasil, divulgou uma cartilha de cuidados que esse tipo de carro precisa.

Volvo XC90 T8 Momentum (divulgação)

É importante dizer que esses modelos vêm equipados com motor elétrico e baterias, essa última um dos componentes que requer maior atenção. Isso porque é na bateria que a energia é armazenada e, em seguida, usada pelo motor elétrico. Caso você veja que a bateria caiu abaixo dos 25%, a recomendação é realizar a recarga até o nível próximo de 25% novamente.

Abaixo, confira as dicas de como cuidar do seu carro híbrido:

Calibragem: Além do cuidado com as baterias, deve-se ficar ligado na calibragem dos pneus. Se o veículo ficar muito tempo parado na garagem, use a calibragem máxima recomendada no manual do proprietário. Quando voltar a rodar normalmente, basta calibrar os pneus seguindo o manual – se atentando sempre a quantidade de carga ou número de passageiros.

Bateria 12V: Ao contrário dos veículos à combustão, nos híbridos não é necessário realizar a carga ou manutenção da bateria de 12V. Isso porque o sistema é dependente da bateria de alta tensão instalada no veículo.

Higienização: Limpar e desinfetar superfícies é mais importante do que nunca, dica que vale também para a cabine do carro. Para os bancos, use pano úmido e sabão neutro. Já para o volante, tela sensível ao toque, câmbio e maçanetas devem ser limpos com álcool isopropílico (não usar álcool gel). Fique ligado na limpeza das superfícies que são mais tocadas, como botões, interruptores e maçanetas. E previna-se: sempre tenha por perto álcool em gel 70% para higienizar as mãos.

Combustível: a recomendação da Volvo Car Brasil é de os proprietários abastecer o carro com combustível premium (V-Power Racing, Octapro ou BR Podium). Com isso, o carro pode ficar sem problemas com o combustível armazenado no tanque por mais tempo.

Veja mais: 

>> Carro parado. E agora?

>> PSA e VW retomam produção em maio

>> Volvo e Geely: uma década de parceria

Sobre o autor

Avatar

Redação

Comente

Clique aqui para comentar

Encontre peças e acessórios





Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva