Curiosidades Especial Novidades

Actros: caminhão da Mercedes traz câmeras no lugar dos retrovisores

Caminhão foi apresentado na Fenatran
Mercedes-Benz Actros (divulgação)

De olho no futuro, a Mercedes-Benz aproveitou a Fenatran para mostrar o seu primeiro caminhão sem espelhos retrovisores: o novo Actros.

O peso-pesado troca o componente por um sistema de câmeras e tem previsão de começar a ser vendido a partir de abril de 2020.

O novo Actros deve chegar apenas em abril de 2020, trazendo o sistema de câmeras como um item opcional, ou seja, a versão padrão virá com os tradicionais espelhos retrovisores. Batizada de MirrorCam, a tecnologia utiliza câmeras digitais para captar as imagens laterais do caminhão e projetar em duas telas de alta definição com 15 polegadas, uma do lado do motorista e outra, do passageiro.

Mercedes-Benz Actros (divulgação)

De acordo com a Mercedes a novidade melhora visibilidade ao redor do caminhão, inclusive à noite, aumentando a segurança do motorista e carga. Segundo a Mercedes-Benz, as vantagens de se utilizar esse sistema são duas: aumentar o nível de segurança e reduzir o consumo de combustível.

Mercedes-Benz Actros (divulgação)

Isso acontece porque as pequenas câmeras estão posicionadas no lugar dos retrovisores em locais estratégicos que ajudam a melhorar a aerodinâmica, já que a menor resistência ao ar contribui para diminuir o gasto de diesel. Além disso, o motorista pode visualizar claramente pessoas e objetos a até 250 metros de distância do caminhão.

Existe ainda a função “vista para manobra”, que permite melhorar o campo de visão quando o caminhão estiver rodando a até 10 km/h. O sistema também permite enxergar melhor a noite com o módulo de visão noturna. Além disso, o motorista pode ajustar o tipo de projeção das imagens de acordo com sua preferência. O sistema conta ainda com o sensor de luminosidade, que ajusta de forma automática o brilho do retrovisor de acordo com a claridade do ambiente.

No interior do Mercedes Actros, os destaques ficam para os dois painéis digitais e o sistema de conectividade. A central multimídia permite espelhamento de celulares com Android Auto e Apple CarPlay e ainda há ainda recarga sem fio para smartphone.

Mercedes-Benz Actros (divulgação)

Debaixo do capô, a Mercedes colocou um novo motor de seis-cilindros em linha com cabeçote de 24 válvulas, que gera 530 cv de potência e 265 kgfm de torque. Batizado de OM 471, o novo motor equipa os inéditos caminhões Actros 2553 LS 6×2 e Actros 2653 LS 6×4. Ambos contam com suspensão pneumática. Já o Actros 2653 S 6×4 tem suspensão convencional.

Veja mais:

>> Scania AXL: o caminhão do futuro

>> Mercedes Actros 2646, o caminhão de corrida de 1.250 cv

>> Salão de Frankfurt: Mercedes apresenta o Vision EQS

Sobre o autor

Kleber Silva

Kleber Silva

Comente

Clique aqui para comentar

Encontre peças e acessórios





Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva