Curiosidades Destaque

As 5 maiores mentiras que te contam sobre os carros

As redes sociais e o boca a boca levam muitas pessoas a acreditar em algumas mentiras sobre carros que contam por aí
carros
Toyota Corolla Cross XRE [Auto+ / João Brigato]

Um boato às vezes é tão difundido que acaba por se tornar uma verdade para muitos. Em tempos de fake news, é preciso combater a desinformação com verdades. Por isso, reunimos aqui cinco grandes mentiras que já te contaram sobre os carros e por que elas não passam de falácias.

A grande maioria dessas mentiras é difundida há anos por aí e muitos a tomam como verdade, mesmo que o cenário tenha mudado. E repare: sempre que uma postagem na rede social ou uma conversa é iniciada envolvendo alguma das marcas aqui citadas, essas histórias sempre aparecem.

Carro japonês não quebra

Todo carro quebra, isso é um fato. Não adianta rodar 200 mil km com um Toyota Corolla sem fazer as revisões periódicas ou só trocar o óleo (sem trocar filtro). É preciso fazer a manutenção em dia. É fato de que os japoneses tem um cuidado extra na engenharia e seus carros são mais confiáveis. Mas se não cuidar, é óbvio que vão quebrar.

Corolla Altis Premium [Auto+ / João Brigato]
Corolla Altis Premium [Auto+ / João Brigato]

Fiat tira carros de linha muito rápido

Ao contrário de muitas marcas que mantém os mesmos carros por anos, mudando apenas de geração, a Fiat tem o costume de mudar de nome a cada novo ciclo. Isso fez com que muita gente acredite que a marca italiana tira todos os seus carros de linha rápido demais. O que é uma enorme mentira.

O Palio durou 14 anos na mesma geração, o Doblò se manteve por 20 anos e o Uno teve uma primeira carreira com 29 anos e a segunda geração permaneceu por 11 anos. No segmento de médios é que a troca é mais constante, mas durando o mesmo tempo que seus rivais. O Bravo durou de 2010 a 2016, mesmo tempo que o Ford Focus de terceira geração (2013 a 2019).

carros
Fiat Uno Ciao [divulgação]

Francês tem manutenção cara

Foi-se o tempo em que os carros franceses tinham manutenção cara e complicada, em especial destaque para Peugeot e Citroën. Hoje as marcas francesas do grupo Stellantis tem bom atendimento na concessionária, nível Hyundai, Honda e Toyota. Além disso, o preço está dentro da realidade do mercado.

Exemplo disso é que o Citroën C4 Cactus tem custo de revisão das cinco primeiras paradas de R$ 3.580, enquanto o Honda HR-V no mesmo período custa R$ 3.854,51. Já o Peugeot 208 cobra R$ 3.828 por cinco revisões, mais barato que os R$ 4.455,77 do Toyota Yaris. Hoje em dia, os franceses estão na média dos preços de outras marcas.

Peugeot 208 [Auto + / João Brigato]
Peugeot 208 [Auto + / João Brigato]

Quanto maior o motor melhor

Até hoje muitos dizem que motor 1.0 não presta por ser pequeno e sem força. Contudo, a grande maioria dos SUVs compactos utiliza motor 1.0 três cilindros turbo no lugar dos antigos motores 1.6, 1.8 e até 2.0. Veja como exemplo: a Fiat substituiu o antigo 1.8 E.Torq pelo novo 1.0 T200.

O motor usado pelo Argo contava com 139 cv e 19,3 kgfm de torque. Já o turbo do Pulse tem 130 cv e 20,4 kgfm de torque. Segundo o INMETRO, mesmo sendo mais pesado, o Pulse turbo faz 8,5 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada com etanol. O Argo faz 6,6 km/l e 8,6 km/l nas mesmas condições. E o 0 a 100 km/h chega 1 segundo antes no turbo. Só benefícios.

carros
Fiat Pulse 1.3 Drive [divulgação]

Precisa de protetor

Toda vez que um carro novo é comprado na concessionária, rapidamente o time de acessórios tenta empurrar o protetor de cárter. Mas já pensou que se a marca não oferece o equipamento como item de série é porque ele não é tão necessário assim? Protetor de cárter, hoje, só tem serventia real em um carro off-road.

Para andar na cidade, ele só adicionará mais peso e comprometerá a segurança. Afinal, os carros modernos são projetados para jogar o motor no chão em caso de batida, para evitar o peso extra sendo arrastado para a cabine. Um protetor de cárter impossibilita essa função e pode piorar a deformação em caso de acidentes.

>>Fiat começa 2022 tirando 9 carros de linha

>>Os cinco carros mais importantes lançados em 2021

>>Os dez carros mais potentes fabricados no Brasil

Sobre o autor

João Brigato

Comente

Clique aqui para comentar