Destaque Novidades Serviço

Atenção na hora de se aproximar de pedágios na estrada

Evite procurar moedas enquanto dirige; confira essa e outras dicas
(reprodução)

Se você tem o hábito de pegar a estrada, saiba que é necessário redobrar a atenção quando as praças de pedágio se aproximam durante o percurso. Isso porque o desenho da rodovia começa a apresentar variações inesperadas, o que pode trazer algum risco para os motoristas mais distraídos.

Abaixo, confira algumas dicas do Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária) para dirigir com segurança no momento de aproximação de um pedágio na rodovia:

  • Quando o pedágio está próximo, as faixas na pista começam a se multiplicar, e a atenção do motorista, em vez de estar no trânsito, passa a ser na identificação da cabine que está com a menor fila para o pagamento do pedágio. A dica é escolher já de longe, prestando atenção nas que estão funcionando (a luz verde sinaliza isso).
  • Depois de escolher a cabine, siga as faixas demarcadas na pista até chegar a ela. Não mude de faixa quando já estiver no corredor de faixa contínua.
  • Fique atento na redução gradativa de velocidade e mantenha uma distância segura do veículo à frente, sinalizando também a diminuição da velocidade ao pisar no freio aos poucos. Isso evita colisões dianteiras e traseiras. Respeite também a velocidade nesses trechos, que geralmente fica em 40 km/h.
  • Não procure notas ou moedas enquanto dirige. Deixe o dinheiro do pedágio separado antes mesmo de sair de casa, guardando em um console de fácil acesso no carro para evitar distrações. Caso se esqueça de separar o dinheiro, deixe para procurar somente quando parar o carro na fila do pedágio.
  • Na hora da cobrança, evite se estender muito para fora do veículo a ponto de perder o contato dos pés com os pedais. Pare perto da cabine que a distância será suficiente para esticar o braço e fazer o pagamento com segurança.
  • Após o pagamento, guarde o troco e o recibo no porta-objetos, para depois começar a andar com o veículo.
  • Se você tiver sistema de cobrança eletrônica, fique atento as placas informativas para saber quais cabines estão disponíveis para esse serviço. Fique nas faixas exclusivas para esse tipo de cobrança, que em grande parte das vezes ficam nas cabines laterais das praças de pedágios.
  • Quando sair do pedágio, fique ligado nas faixas, já que elas vão se afunilando na via, aumentando a velocidade seguindo o fluxo até elas retornarem ao desenho padrão da pista.

Veja mais:

>> Segurança para crianças: cadeirinha é essencial no carro

>> A importância do uso do cinto de segurança no banco traseiro

>> Como preservar a embreagem do carro

Sobre o autor

Avatar

Redação

Comente

Clique aqui para comentar

Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva