Novidades

Audi A3 Sedan e A3 Sportback chegam em 2021, RS e-tron GT também

Audi confirmou a versão topo de linha do elétrico e-tron GT para 2021, enquanto o A3 renovado ainda era segredo

Audi A3 Sportback [divulgação]
Audi A3 Sportback [divulgação]

Finalizando 2020 com o lançamento de três modelos da linha de esportivos RS, a Audi já adiantou planos para o próximo ano e o Auto+ revelou outros que a marca tentava esconder. O ano de 2021 será marcado pela expansão de portfólio da marca e foco em modelos elétricos com RS e-tron GT e os novos A3 Sedan e A3 Sportback.

O que a marca confirma oficialmente é que o esportivo elétrico RS e-tron GT será vendido no nosso país em 2021. Ele foi anunciado por Lucas Di Grassi, piloto e embaixador da divisão de elétricos da marca.

Audi RS e-tron GT [divulgação]
Audi RS e-tron GT [divulgação]
Ainda nem lançado na Europa, a versão RS do e-tron GT será o ponto mais alto da Audi entre os elétricos. Pretendendo peitar o primo Porsche Taycan, o modelo terá mais de 700 cv com dois motores elétricos que, segundo a Audi, não sofrem de superaquecimento após sucessivas arrancadas como acontece com o Tesla Model S.

Audi RS e-tron GT [divulgação]
Audi RS e-tron GT [divulgação]

Novos A3

O grande destaque de 2021 para a Audi será no segmento de volume. A quarta geração do A3 desembarcará no segundo semestre de 2021, garante Johannes Rosckeck, presidente da Audi do Brasil, ao Auto+.

Audi A3 Sportback [divulgação]
Audi A3 Sportback [divulgação]
O modelo será importado nas versões Sedan e Sportback (hatch quatro-portas). Inicialmente os planos eram apenas para o sedã, mas a Audi não quer deixar Mercedes-Benz Classe A e BMW Série 1 dominarem o segmento – que anda cambaleando, diga-se de passagem.

Ambos são construídos sobre a plataforma modular MQB já evoluída em relação à atualmente usada. O sedã cresceu 4 cm, chegando a 4,50 m de comprimento. Já largura e altura foram ampliadas em 2 cm e 1 cm, respectivamente. O entre-eixos foi mantido, assim como o porta-malas de 425 litros no sedã.

Audi A3 Sedan [divulgação]
Audi A3 Sedan [divulgação]
A Audi ainda não divulgou mudanças mecânicas a serem aplicadas no A3 Sedan e no A3 Sportback brasileiros, contudo pode ser que eles não recebam as melhorias feitas na Europa. Por lá eles trocaram o motor 1.4 TFSI de 150 cv por um novo 1.5 TFSI com a mesma potência, mas com funcionamento mais suave e mais economia de combustível.

Aqui no Brasil a Audi descartou esse motor para o novo Q3, mantendo o antigo 1.4. A estratégia pode ser repetida no A3 por questões de custos. Mas isso só será revelado no segundo semestre, quando a dupla chegará renovada.

Audi A3 Sedan [divulgação]
Audi A3 Sedan [divulgação]

>>Audi traz TT RS, RS 4 e RS 5 renovados ao Brasil a partir de R$442.990

>>Impressões: e-tron Sportback é elétrico por acaso e Audi por completo

>>Avaliação: Audi Q3 Black é prova que luxo não tem que ser esportivo