Especial Novidades

Audi apresenta conceito AI:ME na CES 2020

Crossover elétrico tem direção autônoma
Audi AI:ME (divulgação)

A Audi aproveitou a feira de tecnologia CES (Consumer Electronics Show) em Los Angeles para apresentar seu vislumbre para a próxima década: o AI:ME Concept.

O Crossover compacto tem ar futurista, utiliza propulsão elétrica e tem sistema autônomo de nível 4 – que funciona em velocidades entre 20 e 70 km/h.

Audi AI:ME (divulgação)

Apesar do ar futurista, o AI:ME poderia muito bem utilizar a plataforma MEB – que já equipa o Volkswgen ID.3 – e entrar em produção mais rapidamente. Ele utiliza um motor elétrico montado sob o eixo traseiro que, segundo a Audi, entrega 170 cv.

Audi AI:ME (divulgação)

Já seu interior reúne o melhor em design e tecnologia que a Audi dispõe atualmente. O AI:ME conta com uma espécie de lounge com bancos que mais lembram poltronas de 1ª classe, e um painel minimalista com direito a madeira nobre e sistemas inteligentes integrados.

Audi AI:ME (divulgação)

O volante tem formato de “U” e pode ser recolhido quando o veículo estiver no modo autônomo. Já o assento traseiro muito se parece com um sofá moderno e aconchegante, garantindo assim uma viagem tranquila aos passageiros.

Audi AI:ME (divulgação)

Visando o bem-estar dos ocupantes, a Audi disponibiliza no conceito óculos de realidade virtual – inclusive para o motorista. Esses óculos permitem que os passageiros fiquem imersos em realidade virtual enquanto o carro dirige sozinho.

Audi AI:ME (divulgação)

Um detalhe interessante é que o motorista pode assumir o controle da direção tanto por voz, quanto pela visão – bastando tirar os óculos e mirando para frente, fazendo com que o sistema identifique a ação do motorista.

Audi AI:ME (divulgação)

O motorista-passageiro pode ainda optar pelos modos de condução CON, RACE e TRAIL para economia de energia, direção esportiva e trânsito no fora de estrada. A Audi ainda não revelou quando e se essas tecnologias estarão disponíveis em breve em seus carros.

Veja mais:

>> Com 600 cv, Audi RS Q8 estreia no Salão de Los Angeles

>> Audi inicia a pré-venda do e-Tron no Brasil

>> Novo Audi Q3 entra em pré-venda por R$ 179.990

Sobre o autor

Kleber Silva

Kleber Silva

Comente

Clique aqui para comentar

Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva