Destaque Novidades

Audi voltará a produzir carros no Brasil em 2022 com dois SUVs

Fábrica do Volkswagen T-Cross em São José dos Pinhais passará também a produzir os Audi Q3 e Q3 Sportback
Audi Q3 Sportback 45 TFSI e [divulgação]
Audi Q3 Sportback [divulgação]

A Audi vai voltar a ter carros com passaporte brasileiro. A partir de 2022, o Volkswagen T-Cross voltará a ter a companhia de modelos das quatro argolas em sua fábrica em São José dos Pinhais. Por lá também era produzido o Fox, morto neste ano para ampliar a produção do SUV compacto da Volkswagen.

Em fevereiro de 2021, a Audi encerrou a produção do A3 no Brasil em preparação para o lançamento da nova geração. Feito que ocorreu no mês passado e que o Auto+ já teve a oportunidade de experimentar. Ainda sem definir o mês, a Audi anunciou que em meados do próximo ano volta a fazer carros no Brasil.

De acordo com Johannes Roscheck, CEO e Presidente da Audi do Brasil, “estamos muito felizes em anunciar a retomada da produção na fábrica de São José dos Pinhais, a única da marca na América do Sul. Mesmo em um momento desafiador, a empresa sempre trabalhou para viabilizar a fabricação nacional por acreditar no potencial do País e na credibilidade que a marca ganha na visão dos nossos clientes”.

Audi Q3 (divulgação)

Os escolhidos foram os SUVs compactos de luxo Q3 e Q3 Sportback. A fabricação, contudo, terá pouco conteúdo nacional. A Audi confirmou que o Q3 regular e seu irmão cupê terão conjuntos enviados de Györ, Hungria, para serem montados no Brasil. A grande novidade, no entanto, é que o Q3 brasileiro será mais potente que o gringo.

Hoje, o Audi Q3 é importado para o Brasil em versões com motor 1.4 TFSI. Esse motor também é usado no A3, mas em um lote bem pequeno. Ao que tudo indica, a Audi vai descontinuar esse motor de sua linha, passando a trabalhar somente com o 2.0 TFSI para seus modelos menores.

Audi Q3 Sportback [divulgação]
Por conta disso, o Q3 2022 brasileiro e o Q3 Sportback também nacional serão produzidos e vendidos somente com o motor de dois litros. Essa será a primeira vez na história que um Audi com tração quattro será fabricado no nosso país. Até então, todos os modelos da marca feitos por aqui contavam somente com tração dianteira.

>>A3 2022 está em seu estado de arte | Impressões

>>JAC E-J7 quer brigar com Audi e BMW usando a eletricidade

>>A6 é o melhor carro que você não lembrava que existe | Avaliação

Sobre o autor

João Brigato

Comente

Clique aqui para comentar

Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva