Novidades Serviço

Aviso de recall agora também será notificado via celular

Para ser avisado, basta ter o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou o Sistema de Notificação Eletrônica (SNE)
(divulgação)

Quando um veículo passa por recall, geralmente a campanha para avisar os proprietários é feita pela televisão ou internet (como você já viu bastante aqui no site do Auto+). Mas a novidade é que, a partir de agora, você poderá ser avisado também pelo celular graças a uma função desenvolvida entre o Serpro e o Denatran.

Segundo os órgãos, os avisos de recall serão feitos eletronicamente por meio dos aplicativos Carteira Digital de Trânsito (CDT), que reúne a CNH e o CRLV digitais, e pelo Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), app que envia e permite o desconto de multas de até 40% pelo celular.

(Auto+)

Nos avisos de recall vão constar dados como defeito, as características do veículo e a situação do atendimento, além de indicar também a data do registro e de comunicação do recall. Com isso, o dono do veículo chamado para recall pode se deslocar até a concessionária mais próxima para resolver o problema do veículo durante o serviço – que sempre deve ser gratuito como rege o Código de Defesa do Consumidor.

Para quem não tiver os aplicativos CDT e SNE no celular, pode ficar tranquilo, já que o aviso de recall será feito por e-mail e carta via correios.

Segundo o Denatran, há cerca de 10 milhões de recalls registrados no Brasil. E para se ter ideia, desse montante, em média, apenas 43% dos chamados são atendidos pelos donos dos veículos. Com a chegada do aviso via aplicativo, no qual mais de 30 montadoras de veículos de todo o país já disponibilizam o serviço, a expectativa é de que esse percentual caia significativamente.

Veja mais:

>> Recall: Fiat convoca donos do Mobi e Grand Siena

>> Recall: Jeep convoca donos do Renegade por falha na pinça do freio

>> Recall: Honda chama Civic, CR-V, Accord e Odyssey por problema em airbag

Sobre o autor

Diego Dias

Diego Dias

Comente

Clique aqui para comentar

Encontre peças e acessórios





Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva