Destaque Novidades Serviço

Bolsonaro pretende aumentar validade da CNH de 5 para 10 anos

Presidente não deu detalhes sobre a medida, que ainda não tem data para entrar em vigor
Carteira Nacional de Habilitação (divulgação)

O presidente Jair Bolsonaro anunciou no último sábado (9), por meio de seu Twitter, que pretende aumentar a validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). No entanto, a medida ainda não tem data para entrar em vigor. 

A primeira vez que o presidente manifestou sua intenção de fazer a ampliação da validade da CNH foi em dezembro, quando disse que pretendia passar a validade do documento de 5 anos para 10 anos. Mas aqui vale lembrar: ainda não há nenhuma publicação do Diário Oficial que valide desde já tal medida.

Atualmente, o documento tem validade de cinco anos para todos os motoristas de qualquer categoria, salvo quando o condutor tenha atingido os 65 anos. A partir dessa idade, a renovação é feita a cada 3 anos. Já para os motoristas que têm a chamada PPD (permissão para dirigir), emitida depois que o candidato é aprovado nos exames teórico, psicotécnico e prático, a validade é de apenas 1 ano –  tempo para depois obter a CNH definitiva.

Além do anúncio que antecipa a vontade do presidente em aumentar a validade da CNH, Bolsonaro revelou que o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, anunciará medidas de ‘desburocratização e economia’ para o trânsito. Uma das promessas é a extinção das aulas com simuladores nas autoescolas, obrigatórias no país desde janeiro de 2017.

Por meio de nota no Twitter, o presidente ainda afirma que “medidas que afetam os caminhoneiros serão extintas ou revistas” e que fará “revisões na questão do emplacamento”. A nota ainda diz que “o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) emite cerca de 100 resoluções/ano atrapalhando a vida de quem transporta no Brasil”.

Por fim, houve mudanças no Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Antes vinculado ao Ministério das Cidades, o órgão ficará ao subordinado ao Ministério da Infraestrutura – que passou a ser comandado por Tarcísio Freitas depois da reforma ministerial em janeiro deste ano.

Veja mais:

>> CNH digital é lançada em São Paulo

>> Dez atitudes gentis que fazem a diferença no trânsito

>> Detran-SP disponibiliza pagamento antecipado do licenciamento 2019

Sobre o autor

Avatar

Redação

Comente

Clique aqui para comentar

Encontre peças e acessórios





Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva

Instagram

Jocar