Destaque Novidades Serviço

Bolsonaro pretende aumentar validade da CNH de 5 para 10 anos

Presidente não deu detalhes sobre a medida, que ainda não tem data para entrar em vigor
Carteira Nacional de Habilitação (divulgação)

O presidente Jair Bolsonaro anunciou no último sábado (9), por meio de seu Twitter, que pretende aumentar a validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). No entanto, a medida ainda não tem data para entrar em vigor. 

A primeira vez que o presidente manifestou sua intenção de fazer a ampliação da validade da CNH foi em dezembro, quando disse que pretendia passar a validade do documento de 5 anos para 10 anos. Mas aqui vale lembrar: ainda não há nenhuma publicação do Diário Oficial que valide desde já tal medida.

Atualmente, o documento tem validade de cinco anos para todos os motoristas de qualquer categoria, salvo quando o condutor tenha atingido os 65 anos. A partir dessa idade, a renovação é feita a cada 3 anos. Já para os motoristas que têm a chamada PPD (permissão para dirigir), emitida depois que o candidato é aprovado nos exames teórico, psicotécnico e prático, a validade é de apenas 1 ano –  tempo para depois obter a CNH definitiva.

Além do anúncio que antecipa a vontade do presidente em aumentar a validade da CNH, Bolsonaro revelou que o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, anunciará medidas de ‘desburocratização e economia’ para o trânsito. Uma das promessas é a extinção das aulas com simuladores nas autoescolas, obrigatórias no país desde janeiro de 2017.

Por meio de nota no Twitter, o presidente ainda afirma que “medidas que afetam os caminhoneiros serão extintas ou revistas” e que fará “revisões na questão do emplacamento”. A nota ainda diz que “o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) emite cerca de 100 resoluções/ano atrapalhando a vida de quem transporta no Brasil”.

Por fim, houve mudanças no Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Antes vinculado ao Ministério das Cidades, o órgão ficará ao subordinado ao Ministério da Infraestrutura – que passou a ser comandado por Tarcísio Freitas depois da reforma ministerial em janeiro deste ano.

Veja mais:

>> CNH digital é lançada em São Paulo

>> Dez atitudes gentis que fazem a diferença no trânsito

>> Detran-SP disponibiliza pagamento antecipado do licenciamento 2019

Sobre o autor

Avatar

Redação

Comente

Clique aqui para comentar

Encontre peças e acessórios





Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva

Error: Access Token is not valid or has expired. Feed will not update.
This error message is only visible to WordPress admins

There's an issue with the Instagram Access Token that you are using. Please obtain a new Access Token on the plugin's Settings page.
If you continue to have an issue with your Access Token then please see this FAQ for more information.

Instagram

Jocar