Destaque

As maiores rivalidades entre os carros brasileiros modernos

Gol vs. Palio, Civic contra Corolla, Renegade versus Honda HR-V estão entre as maiores rivalidades dos carros brasileiros modernos

Fiat Palio vs. Volkswagen Gol [divulgação]
Fiat Palio vs. Volkswagen Gol [divulgação]

Terra fértil para brigas automotivas, o mercado brasileiro já vivenciou rivalidades históricas ao longo dos mais de 100 anos da indústria do carro. Prova disso é essa lista que reuniu cinco das maiores disputas entre carros brasileiros da nossa história moderna.

Deixamos de lado algumas brigas antigas como Ford Fiesta contra Chevrolet Corsa, ou Volkswagen Fusca versus qualquer outro carro da época para situar as disputas no imaginário mais recente do brasileiro, mesmo que na lista exista um modelo que já saiu de linha.

Volkswagen Gol [divulgação]
Volkswagen Gol [divulgação]
Volkswagen Gol vs. Fiat Palio

Talvez a mais emblemática de todas as disputas modernas do mercado brasileiro seja e de Volkswagen Gol e Fiat Palio. No final dos anos 1990 e começo dos anos 2000 era impossível falar de um sem citar o outro. Evidencia é que eles tinham sempre versões equivalentes um para o outro.

Fiat Palio [divulgação]
Fiat Palio [divulgação]
O Gol é mais velho que o Palio e teve de enfrentar outros tantos modelos ao longo de sua carreira, enquanto o Fiat teve apenas duas gerações, sendo a segunda bastante apagada no mercado. O Volkswagen está vivo até hoje, enquanto o hatch italiano foi substituído pelo Argo, que agora briga com o Polo.

Chevrolet Onix [divulgação]
Chevrolet Onix [divulgação]
Chevrolet Onix vs. Hyundai HB20 vs. Ford Ka

Responsáveis por elevar e muito o patamar dos carros compactos brasileiros, Chevrolet Onix e Hyundai HB20 sempre tiveram em suas colas o Ford Ka, que acaba tornando essa uma disputa a três. Por anos figuraram entre os três carros mais vendidos, sempre liderados pelo Onix.

Hyundai HB20 [divulgação]
Hyundai HB20 [divulgação]
Na mudança de geração, o Onix cresceu e passou a vender mais, enquanto o HB20 ganhou visual polêmico e perdeu volume de vendas. Enquanto isso o Ka permaneceu como estava, vende cada vez menos e foi o único do trio a não receber motor turbo, além de ter sido o último a ganhar câmbio automático.

Jeep Renegade [divulgação]
Jeep Renegade [divulgação]
Jeep Renegade vs. Honda HR-V

Ainda que Ford EcoSport e Renault Duster tivessem pavimentado a primeira grande disputa entre os SUVs compactos, Jeep Renegade e Honda HR-V é que verdadeiramente mudaram o segmento com acabamento mais sofisticado, mais equipamentos e design chamativo.

Honda HR-V [divulgação]
Honda HR-V [divulgação]
Prova disso é que todos os SUVs compactos que vieram após o lançamento dos dois eram descritos como os anti-Renegade ou anti-HR-V. Hoje o Honda ficou caro demais para o segmento e não lidera mais a categoria, enquanto o Jeep vez ou outra figura como o rei da categoria, disputando a tapa o posto com Chevrolet Tracker e VW T-Cross.

Fiat Strada [divulgação]
Fiat Strada [divulgação]
Fiat Strada e Volkswagen Saveiro

Tal qual a disputa entre Gol e Palio, a briga entre Saveiro e Strada é uma das mais quentes entre os carros brasileiros. Só que as picapes elevaram essa disputa a outro nível. A Fiat sempre foi líder nesse segmento, mas isso sempre com uma geração apenas de sua picape. A Volkswagen se renovou mais vezes, mas sempre correndo atrás do que a Strada fazia.

Volkswagen Saveiro [divulgação]
Volkswagen Saveiro [divulgação]
Exemplo disso é que a Saveiro ganhou versões cabine estendida e depois cabine dupla quando a Fiat Strada já tinha essas variantes no mercado há uns bons anos. Até mesmo a versão Cross só surgiu porque a Adventure fazia sucesso. Mas não há como negar que quando se pensa em Strada, o nome Saveiro também vem à mente.

Honda Civic [divulgação]
Honda Civic [divulgação]
Honda Civic vs. Toyota Corolla

A batalha aqui vai além de qualquer tipo de barreira continental: globais e carros mais vendidos de suas marcas pelo mundo, Honda Civic e Toyota Corolla disputam o que talvez seja uma briga mais clássica do que Coca-Cola vs. Pepsi. O Civic sempre foi o mais ousado dos dois, com versões esportivas de verdade e visual mais radical.

Toyota Corolla [divulgação]
Toyota Corolla [divulgação]
Já o Corolla é o que vende mais globalmente. Ele sempre seguiu estilo e comportamento mais pacatos e foi o que soube se diversificar em uma quantidade gigantesca de modelos diferentes. Afinal, existem pelo menos dez carros chamados Corolla que não são um Corolla de verdade – e isso não aconteceu com o Civic até hoje.

>>10 Toyota Corolla que não são um Toyota Corolla de verdade

>>Avaliação: Por que o Toyota Corolla vende tanto?

>>Avaliação: Fiat Strada Freedom é excelente, mas não compensa