Destaque Novidades

BYD deve comprar fábrica da Ford em Camaçari, mas não por inteiro

Enquanto a fábrica de São Bernardo já foi vendida, a planta da Ford em Camaçari pode ir para as mãos da BYD
Ford Camaçari [divulgação]
Ford Camaçari [divulgação]

Diferentemente de JAC e Chery que chegaram timidamente no Brasil para só depois pensar em uma fábrica local (no caso da JAC nem chegou a sair do papel), BYD e Great Wall já querem fincar os dois pés no nosso país. Prova disso é que a Great Wall nem chegou e comprou a fábrica da Mercedes-Benz e a BYD planeja comprar a fábrica da Ford em Camaçari.

Segundo o Bahia Econômica, a BYD chegou a negociar com a Ford a compra da fábrica de São Bernardo. Esse era então a misteriosa fabricante de automóveis que negociava com a Ford, não a CAOA como muito se especulou. A negociação não deu certo, então a marca chinesa partiu para a ofensiva em Camaçari.

Lá hoje funciona somente o centro de desenvolvimento da Ford, enquanto a fábrica que um dia nasceu Fiesta, Ka e EcoSport está desativada. A BYD planeja adquirir somente parte da planta, já que o volume esperado da produção anual dos modelos elétricos da marca é bem menor do que a capacidade produtiva de Camaçari.

BYD Tan [divulgação]
Vale lembrar que hoje a BYD já tem duas fábricas no Brasil. Uma em Campinas, interior de São Paulo, a qual produz ônibus elétricos. Já outra no Polo Industrial de Manaus é dedicada à produção de baterias de fosfato de ferro-lítio. Camaçari, se os planos da marca derem certo, será para produzir carros.

O regime será bem parecido com o de outras marcas de luxo como Land Rover e BMW, as quais tem fábrica no Brasil. Volume de unidades baixo, muitos componentes importados e boa parte dos carros sendo basicamente montados aqui, mas com volume de nacionalização suficiente para ganhar RG brasileiro.

BYD Han [divulgação]
Hoje a BYD vende seus modelos mais caros e sofisticados no Brasil, sendo representada pelo SUV de sete lugares Tan e pelo sedã Han – ambos elétricos. Em breve a marca lançará modelos de maior volume e menos custo como o sedã médio quase grande Qin Plus e o SUV médio Song Plus. Esses, no caso, são híbridos. Há ainda o D1, feito para ser usado como Uber.

>>Dona da Jaguar Land Rover compra fábrica da Ford e fará carros elétricos

>>Ford terá de pagar R$ 33 milhões a vítima de acidente em Mustang

>>BYD interrompe fábrica porque faz sangrar narizes de crianças

Sobre o autor

João Brigato

Um comentário

Clique aqui para comentar

  • Deveria compra a Fábrica da Jeep também e a Jeep e Fiat sairia de vez do Brasil poderia ter a Fábrica de Betim em mg e Fábrica de Goiânia Pernambuco Pra subistuir Essas DESGRAÇAS de montadora Fiat e Jeep que só vende Lixo.