Destaque

BYD confirma rivais híbridos de Toyota Corolla e RAV4 no Brasil

Além do sedã grande elétrico Han, BYD terá o SUV médio Song Plus e o sedã médio (quase grande) Qin Plus no Brasil

BYD Song Plus DM-i [divulgação]
BYD Song Plus DM-i [divulgação]

Preparando o lançamento oficial do sedã elétrico Han para os próximos dias, a BYD já confirmou mais duas novidades para 2022. Até o final do ano estreiam dois modelos já camuflados em solo nacional pelo Auto+: o sedã Qin Plus, que tem porte entre Toyota Corolla e Honda Accord, além do SUV médio Song Plus para brigar com o Toyota RAV4.

Enquanto o BYD Han começará suas vendas no segundo semestre desse ano, os dois novos anunciados ainda não têm data para estrear. Mas marca chinesa afirma que o lançamento ocorre até o final de 2022. Para isso, a rede de concessionárias está sendo expandida das atuais 14 cidades para 45 municípios até dezembro.

BYD Song Plus

Em testes há mais tempo, o primeiro da nova leva de lançamentos da BYD deverá ser o SUV médio Song Plus. Ao contrário de Han e Tan, que são puramente elétricos, o Song Plus será vendido em versão híbrida plug-in, chamada pela BYD de DM-i. É uma vantagem clara frente ao Toyota RAV4, que tem porte semelhante, mas é híbrido tradicional.

BYD Song Plus DM-i [divulgação]
BYD Song Plus DM-i [divulgação]
Na ficha técnica do BYD Song Plus são 4,70 m de comprimento, 1,89 m de largura, 1,68 m de altura e entre-eixos de 2,76 m. Ou seja, porte bastante próximo até de modelos com sete lugares, como Jeep Commander e CAOA Chery Tiggo 8.

Ele é vendido na China com duas opções de motorização, ambas baseadas em um motor 1.5 quatro cilindros turbo a gasolina de 110 cv e 13,8 kgfm de torque. A força extra vem dos motores elétricos, os quais produzem uma força combinada ao 1.5 turbo de 180 cv e 32,3 kgfm de torque ou 198 cv e 33,2 kgfm.

BYD Song Plus DM-i [divulgação]
BYD Song Plus DM-i [divulgação]
Como a BYD está focada no mercado premium no Brasil, é bastante provável que a versão mais potente seja a escolhida para o nosso país. Contudo, nessa configuração ele tem consumo mais alto e roda apenas 51 km com baterias. A versão de 180 cv é mais interessante pois roda 110 km com carga total e faz média de 22,8 km/l, garantindo 1.200 km com um tanque.

Qin Plus

Com medidas intermediárias entre sedãs médios como Toyota Corolla e CAOA Chery Arrizo 6, mas que quase chegam aos sedãs grandes como Honda Accord e JAC E-J7, o BYD Qin Plus (pronuncia-se Tchin) será o modelo de entrada da marca chinesa no Brasil. Preços ainda não foram estabelecidos, mas espere por algo acima de R$ 200 mil.

Editar post “BYD confirma rivais híbridos de Toyota Corolla e RAV4 no Brasil” ‹ Automais — WordPress
BYD Qin Plus DM-i [divulgação]
Tal qual o Song Plus, ele usa motorização híbrida do tipo plug-in. Contudo, seu motor 1.5 quatro cilindros é aspirado. Combinado a um propulsor elétrico, ele tem saudáveis 217 cv e 32,2 kgfm de torque, ou seja, mais potência que o SUV e torque semelhante. Isso se deve aos motores elétricos de maior potência no Qin.

Segundo a BYD, ele pode fazer 142 km/l com facilidade quando as baterias estão cheias. Com conjunto todo abastecido, passa dos 1.000 km com tanque. Vale ressaltar que, ao contrário do Song Plus, o Qin Plus já tem uma versão atualizada à venda na China. O Destroyer 05 faz parte da nova linha da BYD e traz visual e interior mais modernos que o modelo que virá ao Brasil.

BYD Qin Plus DM-i [divulgação]
BYD Qin Plus DM-i [divulgação]

>>Toyota lança Corolla Cross GR-Sport e nova edição da Hilux GR-S no Brasil

>>Kia terá picape média diesel, gasolina e elétrica contra Toyota Hilux

>>BYD vai ter problemas com a Chevrolet com seu próximo lançamento