BYD Tan é o chinês mais caro do Brasil e único SUV elétrico 7 lugares

Estreia da BYD no Brasil é com o SUV elétrico de luxo Tan, que chega como um dos com maior autonomia disponível por aqui

BYD Tan [divulgação]
BYD Tan [divulgação]

Primeira marca chinesa a vender carros de luxo no Brasil, a BYD estreia no nosso país com o SUV elétrico de sete lugares Tan. Por R$ 487.590 (preço promocional de lançamento), ele é o carro chinês mais caro do Brasil e segundo elétrico com maior autonomia disponível em nosso país.

Único SUV de sete lugares movido puramente a eletricidade, o BYD Tan oferece 437 km de autonomia em ciclo misto medido pelo INMETRO. A marca divulga autonomia de 395 km somente na cidade e 472 km se usado na cidade exclusivamente. Em termos de autonomia, ele perde somente para o polêmico BMW iX que roda até 630 km com carga completa.

Para facilitar a vida dos donos, a BYD oferece gratuitamente carregadores do tipo Wallbox de 7,2 kWh de graça. Em eletropostos de carga rápida com 110 KW, o Tan pode ter sua carga recuperada de 30% para 80% em apenas meia hora. Para isso, ele é equipado com baterias de nova geração tipo Blade de 86,4 kWh.

BYD Tan [divulgação]
BYD Tan [divulgação]

Tem muito, por isso custa muito

Para empurrar o SUV grande, ele conta com motor verdadeiramente potente. São dois elétricos, um em cada eixo, sendo o dianteiro com 245 cv e o traseiro com 272 cv. Juntos, fornecem 517 cv e 69,4 kgfm de torque – mais que qualquer outro SUV de sete lugares à venda no Brasil. Com isso, chega aos 100 km/h em 4,6 segundos e tem máxima de 186 km/h.

A lista de equipamentos é bem recheada, já que o BYD Tan é vendido em versão única no Brasil, a mais equipada disponível na China. Ele traz painel digital e 12,3 polegadas, bancos revestidos em couro com ajuste elétrico, ventilação e aquecimento para os dianteiros, volante com ajuste elétrico de altura e profundidade, além de ar-condicionado.

BYD Tan [divulgação]
BYD Tan [divulgação]
Traz ainda faróis full-LED, central multimídia com tela rotativa, chave presencial, freio de estacionamento eletrônico, piloto automático adaptativo, frenagem autônoma de emergência, entre outros itens eletrônicos de segurança e entretenimento.

>>Toyota trabalha em Corolla elétrico junto da BYD

>>Great Wall registra picape inédita no Brasil com truque da RAM 1500

>>Jeep Commander: líder categoria vende o dobro do CAOA Chery Tiggo 8