Destaque Novidades

BYD tem SUV do tamanho do Jeep Compass com karaokê embutido

BYD Yuan Plus tem porte de Jeep Compass e poderá ser o modelo de entrada da marca chinesa no Brasil em breve
Jeep Compass
BYD Yuan Plus [divulgação]

A criatividade das marcas chinesas vez ou outra surpreende. Prova disso é o BYD Yuan Plus, o primeiro carro do mundo a contar com função karaokê embutida na central multimídia. Inspirado na música, o SUV elétrico tem porte de Jeep Compass e pode ser a futura porta de entrada da BYD no Brasil.

Lançado recentemente, o BYD Yuan Plus é o primeiro carro da marca a usar a nova plataforma modular e-Platform 3.0 feita somente para carros elétricos. Ela será usada também nos modelos da linha Ocean e traz as baterias do tipo Blade que são mais eficientes, leves e menores que as tradicionais, além de mais resistentes a impactos.

Apesar de menor, ele não fica devendo ao BYD Tan em questão de performance. O Yuan Plus traz motor elétrico de 204 cv e 33,6 kgfm de torque. Com esse conjunto, o SUV elétrico equivalente ao Jeep Compass chega aos 100 km/h em 7,2 segundos. A autonomia varia entre 430 km e 510 km.

BYD Yuan Plus [divulgação]
BYD Yuan Plus [divulgação]
Visualmente ele traz carroceria bem elegante com poucos vincos, mas bem marcada com relevos musculosos. A dianteira traz faróis conectados por uma barra em metal acetinado como no sedã Han. Na coluna C, um aplique plástico cinza lembra o Hyundai Creta. Já a traseira revela lanternas ligadas e um visual bastante esportivo.

Ex-Mercedes

Desenhado pelo ex-designer da Mercedes-Benz, Domenico Jauch-Paganetti, o interior do BYD Yuan Plus é um show à parte. Inspirado na música, ele mais parece um carro-conceito que um modelo de produção. As portas, por exemplo, são inspiradas em guitarras e contam até com três filetes vermelhos simulando as cortas.

BYD Yuan Plus [divulgação]
BYD Yuan Plus [divulgação]
A BYD ainda juntou a maçaneta com a caixa de som iluminada, criando um elemento de design único. Saídas de ar redondas e console central alto deixam o visual mais elegante. Há ainda linhas orgânicas no painel com diversas superfícies revestidas em couro. A central multimídia é grande, mas o painel pequeno lembra do JAC E-JS1.

O mais interessante, no entanto, é a função karaokê. A central multimídia exibe canções para que os passageiros possam cantar quando o SUV elétrico da BYD está parado. Há até um par de microfones dentro do console central para deixar a festa ainda mais animada. Será que no Brasil as pessoas gostariam de um karaokê móvel?

Jeep Compass
BYD Yuan Plus [divulgação]

>>Fiat Pulse da Jeep? Mini Renegade será revelado até o fim de 2022

>>Jeep Renegade 2022: preços, versões e equipamentos. É o fim do diesel?

>>Commander: líder categoria vende o dobro do CAOA Chery Tiggo 8

Sobre o autor

João Brigato

Comente

Clique aqui para comentar