Destaque Novidades

C4 Cactus: novo SUV da Citroën é lançado no Brasil

Com preço a partir de R$ 68.990, modelo vem com motor 1.6 THP e sistema de frenagem automática
Citroën C4 Cactus (divulgação)

A Citroën apresentou nesta terça-feira o novo C4 Cactus, lançamento mais importante da marca por aqui desde a atual geração do hatch C3 — lançada em 2012. A novidade vem para disputar seu espaço no aquecido segmento dos SUVs compactos, que tem Honda HR-V, Jeep Renegade e Nissan Kicks como destaques.

Nas lojas a partir de outubro, o novo C4 Cactus já está em pré-venda e pode vir com motor 1.6 ou o turbinado 1.6 THP. O modelo vem numa ampla faixa de preços, com valores que partem de R$ 68.990 e vão até R$ 98.990.

Citroën C4 Cactus (Auto+)

Visualmente, o C4 Cactus se destaca pelos faróis divididos, com os diurnos afilados na porção superior e os faróis principais na parte debaixo. O visual arredondado arremata o estilo, idem para o teto com cor diferente da carroceria e os “airbumps” laterais feitos para proteger as portas do modelo. Há ainda o spoiler integrado e lanternas de led com efeito tridimensional, que dá um visual interessante ao modelo (principalmente à noite).

Citroën C4 Cactus (divulgação)

Em relação ao C4 Cactus europeu, o modelo nacional ficou mais alto ao ganhar 3,4 centímetros na distância em relação ao solo, recebendo também barras de teto, opções de rodas de 16 ou 17 polegadas e carroceria em duas cores.

Citroën C4 Cactus (divulgação)

Por dentro, ele herda o mesmo painel de instrumentos digital do C4 Lounge, trazendo ainda novas saídas de ar e tela central deslocada mais para baixo. Apesar do tamanho um pouco menor que os concorrentes (tem 4,17 metros de comprimento, 1,71 m de largura e 1,56 m de altura), o C4 Cactus conta com uma distância entre-eixos de 2,60 m.

Vendido em seis versões, o C4 Cactus vem bem equipado e traz itens como sistema de frenagem automática, alerta de saída de faixa e alerta de colisão. Um capricho de segurança focado na versão mais cara, enquanto que as duas versões de entrada (Live e Feel manual) nem possuem controles de estabilidade e tração — item disponível somente a partir da Feel automática.

Citroën C4 Cactus (divulgação)

O motor 1.6 aspirado vem do C3 e gera 118 cv e 16,4 kgfm de torque, com câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis velocidades. Quando equipado com o propulsor mais potente, o 1.6 THP dotado de turbocompressor com 173 cv e 24,5 kgfm, o modelo vem exclusivamente com caixa automática de seis marchas.

Nas provas de aceleração, o 1.6 aspirado manual vai de 0 a 100 km/h em 9,8 segundos com câmbio automático e em 12 segundos com transmissão manual. Já o 1.6 THP dá uma personalidade esportiva para o SUV, pois cumpre o 0-100 km/h em 7,3 segundos e atinge máxima de 212 km/h.

Abaixo, confira os equipamentos e preços de cada versão:

  • Live 1.6 manual (R$ 68.990): traz airbag duplo frontal, volante com ajuste de altura e distância, ar-condicionado digital manual, computador de bordo, vidros, travas e retrovisores elétricos e luzes diurnas de leds (DRL). Há ainda sistema Isofix para cadeirinhas infantis, rodas aro 16 com calotas e central multimídia com tela de 7 polegadas e suporte a Apple CarPlay e Android Auto.
  • Feel 1.6 manual (R$ 73.490): os itens da Live, mais rodas de liga-leve de 17 polegadas, banco traseiro bipartido na proporção 60:40, câmera de ré, controlador e limitador de velocidade e vidros elétricos com função “um toque”
  • Feel 1.6 automático (R$ 79.990): como o Feel manual, mais assistente de partida em rampa, controles de estabilidade e tração, monitor de pressão dos pneus, faróis de neblina com função para curvas e transmissão automática de seis marchas.
  • Feel Pack 1.6 automático (R$ 84.990): tudo da Feel automática, mais volante revestido de couro, painel com acabamento emborrachado, alarme volumétrico, ar-condicionado automático e airbags laterais. Soma ainda chave presencial para acesso e partida, além de faróis e limpador de para-brisa automáticos.
  • Shine 1.6 THP automático (R$ 94.990): igual ao Feel Pack automático, mais bancos revestidos de couro, controle de tração ajustável Grip Control, freios traseiros a disco, barra de teto, rodas de 17 polegadas com acabamento diamantado e motor 1.6 turbo.
  • Shine 1.6 THP Pack automático (R$ 98.990): itens do Shine THP automático, mais, alerta de atenção ao motorista, airbags de cortina, alerta de saída de faixa, sistema de alerta de risco de colisão frontal e sistema de frenagem automática. Soma também retrovisor fotocrômico e indicador de descanso (recomenda uma pausa após o motorista dirigir a mais de 70 km/h por mais de duas horas)

Veja mais:

>> Citroën lança C3 Urban Trail inspirado no C4 Cactus

>> Avaliação: Creta Sport entrega visual descolado

>> Avaliação: EcoSport Storm, mais urbano do que parece

Sobre o autor

Diego Dias

Diego Dias

Comente

Clique aqui para comentar

Encontre peças e acessórios





Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva

Error: Access Token is not valid or has expired. Feed will not update.
This error message is only visible to WordPress admins

There's an issue with the Instagram Access Token that you are using. Please obtain a new Access Token on the plugin's Settings page.
If you continue to have an issue with your Access Token then please see this FAQ for more information.

Instagram

Jocar