Novidades

Caoa Chery lança Tiggo 5X, seu novo SUV compacto

Modelo tem motor 1.5 turbo de 150 cv; preço começa em R$ 86.990

Tiggo 5X
Caoa Chery Tiggo 5X (Auto+)

O mercado de SUVs compactos não para de crescer em opções. E a novidade dessa vez é o Caoa Chery Tiggo 5X, que começa a chegar às lojas a partir da segunda quinzena deste mês. Com preços entre R$ 86.990 (versão T) e R$ 96.990 (TXS) combinado a um pacote de equipamentos recheado, o novo utilitário tentará conquistar seu espaço no mercado dominado por Hyundai Creta e Honda HR-V.

Produzido na fábrica de Anápolis (GO), o Tiggo 5X tem como destaque o visual bem acertado, trazendo grade dianteira hexagonal com um barra cromada na sua porção central e para-choque dianteiro com detalhes cromados e em prata. Já o ponto mais “diferentão” do modelo são os faróis com um prolongamento nos cantos. A traseira traz lanternas em relevo no arranjo central e uma régua cromada que liga as duas peças.

Caoa Chery Tiggo 5X (divulgação)

Para se ter ideia do porte, ele tem 4,33 metros de comprimento e 2,63 m de entre-eixos, sendo um pouco mais comprido do que o HRV (4,29 m) e o Creta (4,27 m). De contrapartida, o porta-malas tem espaço para modestos 340 litros, quase 100 litros a menos que os seus rivais.

Caoa Chery Tiggo 5X (divulgação)

Por dentro, o novo SUV compacto mostra uma evolução notável em relação aos outros carros da marca, a exemplo da superfície com material suave ao toque nas portas e no painel. Se destaca também a iluminação ambiente em azul, com luzes inclusive no teto solar. No caso da versão mais cara, o motorista ainda é recepcionado por uma luz cortesia projetada no chão com o nome do carro.

Mas sem dúvida que um dos destaques do Tiggo 5X é o seu motor: um 1.5 turbo flex de até 150 cv e 21,4 kgfm de torque, o mesmo usado no Arrizo 5. No entanto, no lugar do câmbio CVT do sedã o SUV traz uma caixa automatizada de dupla embreagem de seis marchas.

A Caoa Chery ainda não divulgou os números de desempenho do modelo, mas num curto test-drive que fizemos com o modelo, durante visita à fábrica de Anápolis (GO), dá para dizer que ele se destaca nas acelerações, com o motor turbo e o caixa de dupla embreagem formando um bom conjunto.

Abaixo, confira os equipamentos de cada versão:

Tiggo 5X T (R$ 86.990): traz direção elétrica, ar-condicionado digital, freio de estacionamento eletrônico com função Auto Hold, partida por botão, chave presencial para acesso e partida, faróis com ajuste de altura e luzes diurnas (DRL) de leds e acendimento automático dos faróis. Ele traz ainda retrovisor com rebatimento elétrico, câmera com visão 360 graus, câmera de ré, assistente de partida em rampas, controlador de velocidade, computador de bordo com tela de 4,8”, volante multifuncional, painel parcialmente digital, rodas de liga-leve de 17 polegadas e central multimídia com tela de 9 polegadas com suporte a Apple CarPlay e Android Auto.  O SUV traz ainda controles de estabilidade e tração, lanterna de neblina, sistema Isofix para fixação de cadeirinhas infantis e sensor de pressão dos pneus.

Tiggo 5X TXS (R$ 96.990): os itens da versão T, mais teto solar panorâmico, airbags laterais e de cortina,  bancos de couro com regulagem elétrica para o motorista, rodas de liga leve de 18 polegadas, luz de cortesia projetada no chão, e faróis de neblina.

Veja mais:

>> Caoa Chery planeja novo SUV para o Brasil em 2019

>> Caoa Chery faz recall do Tiggo 2

>> Avaliação: Creta Sport entrega visual descolado