Destaque Novidades

CAOA Chery Tiggo 3X vs. VW Nivus: quem oferece mais por menos?

Rivais do Fiat Pulse, CAOA Chery Tiggo 3X e Volkswagen Nivus travam uma batalha solo enquanto o novo SUV não chega
CAOA Chery Tiggo 3X vs Volkswagen Nivus [divulgação]
CAOA Chery Tiggo 3X vs Volkswagen Nivus [divulgação / Auto+]

Quando a CAOA Chery revelou o Tiggo 3X no Brasil, ficou claro qual seria seu principal rival: o Volkswagen Nivus. Ambos são modelos nascidos diretamente de um hatchback, tem motor 1.0 três cilindros turbo e apostam forte em tecnologia. Mas qual traz mais por menos?

Alinhamos os dois modelos em um comparativo de fichas técnicas para descobrir se o CAOA Chery Tiggo 3X tem vantagem frente ao rival Volkswagen Nivus. Ou se o SUV cupê ainda seduz mais que o estreante também fabricado no Brasil.

Preço

CAOA Chery Tiggo 3X e Volkswagen Nivus são oferecidos em duas versões no Brasil com preços bem semelhantes. Contudo, o modelo estreante tem preço promocional de R$ 94.990 na versão Plus e de R$ 99.990 na Pro. Após o período inicial de vendas, ele será reajustado para R$ 100.990 e R$ 105.990.

CAOA Chery Tiggo 3X [Auto+ / João Brigato]
CAOA Chery Tiggo 3X [Auto+ / João Brigato]
Com isso, hoje ele tem vantagem de preço frente ao Volkswagen Nivus. O SUV cupê começa em R$ 97.580 na versão Comfortline e cresce a R$ 111.820 na Highline. Ou seja, é mais caro que o Tiggo 3X somente na versão Highline.

Motorização

Os dois SUVs compactos trazem motor 1.0 três cilindros turbo flex. Contudo, é do Volkswagen o título de mais potente e com mais torque. São 128 cv e 20,4 kgfm de torque contra 102 cv e 17,1 kgfm do CAOA Chery. Ou seja, vantagem de 26 cv e 3,3 kgfm de torque para o SUV do Polo.

Volkswagen Nivus Comfortline [Auto+ / João Brigato]
Volkswagen Nivus Comfortline [Auto+ / João Brigato]
Há também diferenças quanto ao câmbio utilizado. O Nivus vem equipado com transmissão automática de seis marchas tradicional. Já o Tiggo 3X tem câmbio CVT com nove marchas simuladas. Nesse quesito, é unicamente questão de preferência pessoal entre uma caixa tradicional ou um CVT.

Equipamentos

Desde a versão de entrada Plus do Tiggo 3X e da Comfortline do Nivus, ambos os SUVs são equipados com direção elétrica com ajuste de altura, vidros elétricos nas quatro portas, retrovisores elétricos, luzes diurnas de LED, rodas de liga-leve de 16 polegadas, controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa e airbags duplos.

Versão Plus [divulgação]
CAOA Chery Tiggo 3X Plus [divulgação]
Somente o Nivus Comfortline traz faróis full-LED, airbags laterais e de cortina, câmera de ré, sensor de ré, freio a disco nas quatro rodas, ajuste de profundidade do volante e saída de ar para o banco traseiro. Só o Tiggo 3X Plus tem monitoramento de pressão e temperatura dos pneus, assistente de descida e bancos revestidos em couro e tecido.

Subindo para as versões Pro do Tiggo 3X e Highline do Nivus, ambos ganham painel de instrumentos digital, chave presencial, faróis com acendimento automático, retrovisores eletricamente rebatíveis e bancos revestidos em couro.

Volkswagen Nivus Highline [Auto+]
Volkswagen Nivus Highline [Auto+]
O Volkswagen tem a mais piloto automático adaptativo, detector de fadiga, rodas de 17 polegadas, sensor de chuva, frenagem autônoma de emergência e ar-condicionado digital de uma zona. O Tiggo 3X tem ar-condicionado com acionamento remoto, chave presencial por aproximação e luz de boas vindas como vantagem.

>>CAOA Chery Tiggo 3X não é um Tiggo 2 requentado | Impressões

>>VW Nivus Comfortline tem custo-benefício sedutor – Avaliação

>>Comparativo: Nivus Highline e Tracker LT são tão iguais e tão diferentes

Sobre o autor

João Brigato

13 Comentários

Clique aqui para comentar

  • vou de tiggo 3x gosto muito da caoa e ainda os carros da vw é muito de plastico e ainda tenq custar olho da cara aqui na minha cidade tem nivus q esta por 120 mil

    vou de 3x mesmo sendo 100 mil nivus é 120 mil

  • O nivus tem preço absurdo, como todos os carros no Brasil já uns anos para cá, mas convenhamos um vem do Polo uma plataforma moderna, segura e com estilo pensado para ele, Por outro lado, o Tiggo vem de um antigo hatch chinês de pouquíssima expressão, feito para ser modelo bem popular e que está na segunda pedido variação do modelo original. Se for partir do original, o Hatch chinês nunca competiu com o polo de origem alemã e nunca foram do mesmo segmento… o céler era concorrente do GM celta … Observando os modelos atuais, claramente a carroceria do volks tem estilo de conjunto , assim como seu interior. O chinês abusa de materiais bonitos, mas que não formam um conjunto harmonioso … isso sem contar a desvalorização de usados de um e outro. Comprar um Tiggo apenas se o preço frente aos concorrentes for 20 mil para menos no preço dele e pode aguardar que terá um belo mamão para revender. Dúvida? Pergunte aos donos de ótimos veículos da PSA como é a revenda de um C3 ou de 208…

  • A Caoa Chery veio pra ficar. Lembre-se que Honda, Toyota e Hyundai já foram taxadas disso ou daquilo por aqui. Irei de Tiggo 3x sem pestanejar.

  • Esse Tiggo 3X com esse motor, sem os seis airbags, freio eletrônico de estacionamento, como tem na versão chinesa nunca verá meu dinheiro. Era meu sonho, antes de avacalharem tanto.
    E pra revender perde-se muito.

  • Já sou cliente Caoa a algum tempo, hoje tenho um Tiggo 5X , e estou extremamente satisfeito com o meu 3. Automóvel da marca. Que me desculpe as outras marcas como AUDI por ex: que oferece pouco por um valor absurdo , e revisões de cair o queixo.

  • Eu de carro VW nunca vou de enganadora Caoa, essa empresa vive enganando, diz que seus carros são os melhores, só na realidade é tudo maquiado, depois de algum tempo começam a aparecer os defeitos.