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Carro PCD poderá custar até R$ 140 mil com isenção de IPI

Se a Medida Provisória 1034/21 for aprovada pelo Senado e sancionada pelo presidente, carro PCD poderá custar até R$ 140 mil

Renault Captur PCD [divulgação] Carros PCD
Renault Captur PCD [divulgação]

Com a alta do preços dos carros nos últimos anos, o mercado de modelos exclusivamente para o público PCD desapareceu. Isso porque esse tipo de carro PCD tinha que custar até, no máximo, R$ 70 mil para ter acesso a descontos de IPI e ICMS. Contudo, um novo projeto de lei quer elevar o preço máximo para descontos.

A MP (Medida Provisória) 1034/21 quer elevar o preço máximo de um carro PCD de R$ 70 mil para R$ 140 mil. Assim, os SUVs compactos, preferidos por esse público, voltariam a se encaixar nessa faixa de descontos de IPI e ICMS. Uma vez que praticamente todos os modelos da categoria custam a partir de R$ 100 mil ou próximo a isso.

Essa MP determina que o limite de R$ 140 mil para o preço de um carro PCD será válido somente até 31 de dezembro deste ano. Além disso, o dono do veículo terá de ficar 3 anos com o carro sem poder fazer a troca para manter os benefícios fiscais. Atualmente é preciso ficar 4 anos com o veículo.

t-cross
Volkswagen T-Cross Sense (divulgação)

A renovação para isenção de IPI, no entanto, passa de 2 anos para 3 anos, coincidindo com a troca do veículo. Agora fica faltando apenas a aprovação da Câmara dos Deputados e a sansão do Presidente da República para que o preço máximo de um carro PCD possa crescer dos atuais R$ 70 mil para R$ 140 mil.

Vale ressaltar que agora no Brasil, não há nenhum SUV abaixo dos R$ 70 mil ou com versão específica para o público PCD como havia antigamente. O que resta a esse público, para se encaixar no teto, é preciso apelar para hatches de entrada em versões depenadas de equipamentos ou, em raros casos, sedãs compactos igualmente carentes de equipamentos de luxo.

Chevrolet Spin PCD (divulgação)

Contudo, os SUVs compactos PCD já eram modelos bastante depenados e com pouquíssimos itens de série. Com a nova faixa de preço, será possível optar pela versão topo de linha da grande maioria dos SUVs compactos vendidos no Brasil.

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