Desde que anunciou sua linha eletrificada no Brasil, a CAOA Chery vende todos os seus novos modelos como híbridos ou 100% elétrico no caso do iCar. Mas eles são híbridos de verdade? A pergunta depende de que modelo estamos falando, ainda que Tiggo 5X Pro, Tiggo 7 Pro, Tiggo 8 Pro e Arrizo 6 Pro tenham o nome Hybrid escrito na traseira.
Aqui no Auto+ já mostramos um vídeo explicando todos os tipos de híbridos que existem atualmente. Você confere abaixo essa explicação. Mas basicamente no mercado brasileiro contamos hoje com híbridos leves, híbridos tradicionais, híbridos plug-in e elétricos com autonomia estendida.
Basicamente um carro híbrido usa dois ou mais motores em sua composição, em geral um a combustão e outro elétrico. É essencial que para ser classificado como um híbrido de verdade que os dois motores movam as rodas do carro. Por isso um híbrido leve ou um elétrico com autonomia estendida não são classificados como híbridos de fato.
Os CAOA Chery são híbridos de verdade?
Respondendo diretamente à pergunta, não: exceto um deles. A CAOA Chery usa nos Tiggo 5X Pro Hybrid, Tiggo 7 Pro Hybrid e Arrizo 6 Pro Hybrid o sistema híbrido-leve. Ou seja, eles não são carros híbridos de verdade. Isso porque esses quatro modelos são híbridos leves.
Com isso, o conjunto total tem 160 cv e 25,5 kgfm de torque. Nas versões não eletrificadas de Tiggo 5X Pro e do Arrizo 6 eram fornecidos 150 cv e 21,4 kgfm de torque. O Tiggo 7 Pro usa motor 1.6 mais potente e transmissão de dupla embreagem na versão sem o sobrenome Hybrid.
Mas e o Tiggo 8 Pro PHEV?
O Tiggo 8 Pro PHEV não traz o nome usual dos eletrificados, mas é o único carro híbrido da CAOA Chery. Enquanto os demais modelos da marca chinesa levam o nome Hybrid na tampa traseira e não são híbridos de verdade. Na realidade, o Hybrid está lá escondido na sigla Plug-in Hybrid Electric Vehicle (PHEV).
Contudo, ele combina a força do 1.5 turbo a dois motores elétricos. Esses sim, capazes de mover o Tiggo 8 Pro sozinhos por até 77 km. Por ser híbrido do tipo plug-in, o Tiggo 8 Pro pode ser carregado na tomada ou se carregar sozinho através do motor a combustão. Demora de 6 horas (tomada 220V a 3 horas (wallbox de 350V).
>>Arrizo 6 volta híbrido leve e CAOA Chery eletrifica os Tiggo 5X e 7 Pro
>>CAOA Chery iCar será o menor carro do Brasil e o elétrico mais barato
>>Chery Arrizo 6 ganha versão esportiva com motor do Tiggo 8
Comente