Destaque Serviço

Top 5 carros mais seguros fabricados no Brasil

Três modelos da Volkswagen conseguiram lugares mais altos na lista dos carros mais seguros fabricados no Brasil
VW T-Cross [Latin NCAP]
VW T-Cross [Latin NCAP]

Entre diversos fatores que determinam se um carro é seguro ou não, um fato que ajuda a balizar essa equação é o teste de impacto promovido pelo Latin NCAP. Realizados desde 2010, os crash-tests são avaliados por especialistas que determinam quais são os carros mais seguros vendidos no Brasil por meio de notas para o desempenho em diversas situações de batida

Como funciona?

Desde a última mudança de protocolo feita em 2016, os carros vendidos na América Latina são submetidos a testes de impacto frontal, lateral, de poste, além de avaliação de seus sistemas eletrônicos de segurança.

Como resultado desses testes, são atribuídas duas notas para o carro: pontuação para proteção dos passageiros dianteiros e proteção para crianças no banco traseiro. Em ambos os casos, os carros podem receber até 5 estrelas, mas a pontuação numérica máxima é de 34 pontos para proteção de adultos e 49 pontos para proteção de crianças.

Com isso, ranqueamos nessa lista os cinco carros mais seguros produzidos no Brasil testados pelo Latin NCAP. Carros fabricados na Argentina ou México não foram considerados, assim como modelos que já saíram de linha, como o Volkswagen Golf ou modelos avaliados antes de serem fabricados no Brasil, como o Mitsubishi Eclipse Cross.

A ordem dos carros mais seguros do Brasil foi atribuída pela maior nota de proteção para motorista.

Volkswagen Virtus – 32,56 pontos de proteção para adultos

Com a maior nota dentre todos os modelos da Volkswagen, mesmo quando considerado os importados, o Virtus também é um dos carros mais seguros já testados pelo Latin NCAP. Com 32,56 pontos de proteção para adultos ele conquistou cinco estrelas também para crianças, onde tem 43 pontos.

Volkswagen Polo – 32,13 pontos de proteção para adultos

Irmão hatch do Virtus, o Volkswagen Polo teve nota praticamente igual à do sedã. Os 43 décimos que separam os dois modelos se dão por conta da menor deformação do teto, já que toda dianteira é idêntica entre eles. Em proteção infantil os 43 pontos foram repetidos.

Volkswagen T-Cross – 31,62 pontos de proteção para adultos

Usando a mesma plataforma e materiais de alta resistência de Polo e Virtus, o SUV compacto T-Cross atingiu 31,62 pontos de proteção para adultos e 42,77 pontos de proteção para crianças. Notas suficientes para garantir cinco estrelas nos dois quesitos. Derivado da mesma plataforma, o Nivus deve repetir o bom resultado dos irmãos futuramente.

Renault Captur – 30,27 pontos de proteção para adultos

Tal qual o trio da Volkswagen, o Renault Captur pode atribuir boa parte de sua boa nota à presença de airbags laterais e ao uso de aços de ultra alta resistência. Com 30,27 pontos de proteção para adultos e 33,68 pontos de proteção para crianças, ele só conquistou quatro estrelas e três estrelas, respectivamente, nos quesitos avaliados.

Toyota Corolla – 29,41 pontos de proteção para adultos

Avaliado em quatro ocasiões pelo Latin NCAP e em duas gerações diferentes, o Corolla sempre obteve bons resultados em seus testes de impacto. Equipado com sete airbags, ele atingiu 29,41 pontos de proteção para adultos e 45 pontos de proteção para crianças. É a nota mais alta atingida pelo sedã médio.

>>Toyota Corolla: quantos salários mínimos necessários para comprar um?

>>VW Polo e Virtus GTS vão a 200 cv com preparação

>>Saiba o preço do seguro dos 5 veículos mais vendidos em junho

Sobre o autor

João Brigato

João Brigato

Comente

Clique aqui para comentar