Destaque Mercado

Hyundai HB20 é carro de passeio mais vendido do Brasil em 2021

Primeiro semestre fecha com Fiat Strada e Hyundai HB20 como os carros mais vendidos do Brasil, mas avanço do Fiat Argo pode acabar com a festa
Hyundai HB20 Sense [Auto+ / João Brigato]
Hyundai HB20 Sense [Auto+ / João Brigato]

Com a queda do reinado do Chevrolet Onix, dois novos concorrentes puderam subir ao pódio. A Fiat Strada se consagrou como o carro mais vendido do Brasil no primeiro semestre de 2021. Já o Hyundai HB20 conquistou o título entre os modelos de passeio. Em ambos os casos, o resultado chama a atenção.

Há anos a Fiat Strada é a picape mais vendida do Brasil. Mesmo em sua geração antiga, ela era a rainha do segmento. Mas a total renovação fez com que ela atraísse um público diferente e conquistasse também a preferência do consumidor comum, não só empresas. O apelo familiar da versão cabine dupla fez as vendas dispararem.

Já no caso do Hyundai HB20, fica claro que o polêmico visual já foi superado pelo brasileiro. As vendas não foram animadoras no começo, mas o hatch compacto continuou a cativar o público pelo preço convidativo, boa lista de itens de série e acabamento acima da média. Tanto que vendeu mais que o Onix e se consagrou como hatch mais vendido do Brasil.

[Auto+ / João Brigato]
[Auto+ / João Brigato]
Contudo, seu breve reinado tem uma fortíssima ameaça, e não é o Chevrolet Onix. O hatch compacto da GM tem sofrido com falta de componentes, o que afetará diretamente suas vendas até agosto, quando a produção deve retornar. O risco para o HB20 se chama Fiat Argo.

Há alguns meses, o hatch compacto da Fiat tem absorvido a demanda reprimida pelo Chevrolet Onix e crescido nas vendas. Tanto que foi o segundo carro mais vendido do Brasil em junho e já assumiu a liderança por um mês. Hoje a distância entre HB20 e Argo é de cerca de 4 mil unidades. Será que o coreano mantém o posto até o fim de 2021?

Chevrolet Onix RS [Auto+ / João Brigato]
[Auto+ / João Brigato]

Ano da Stellantis

Entre os SUVs, o Jeep Renegade se consagra novamente como o modelo mais vendido do Brasil na categoria. Entre os dez carros mais vendidos do ano até agora, somente ele, o Hyundai Creta e o Jeep Compass representam os utilitários esportivos dentro do top 10 da Fenabrave. Contudo, só o Renegade ficou acima de 40 mil unidades vendidas.

Fiat Mobi se consagrou como o subcompacto mais vendido do país, enquanto a Toro e a Strada são as únicas picapes do ranking. Com isso, a Stellantis tem seis posições na tabela, enquanto a Hyundai conseguiu emplacar dois carros na lista, ao passo que Volkswagen e Chevrolet tem apenas um representante cada.

Fiat Mobi Trekking 2021 [divulgação]
Fiat Mobi Trekking 2022 [divulgação]
Carros mais vendidos no Brasil no primeiro semestre de 2021

  1. Fiat Strada – 61.064 unidades
  2. Hyundai HB20 – 45.408 unidades
  3. Fiat Argo – 41.926 unidades
  4. Chevrolet Onix – 41.510 unidades
  5. Jeep Renegade – 40.607 unidades
  6. Fiat Mobi – 39.356 unidades
  7. Volkswagen Gol – 36.969 unidades
  8. Fiat Toro – 34.089 unidades
  9. Hyundai Creta – 33.493 unidades
  10. Jeep Compass – 32.554 unidades

>>Flagra: Hyundai Creta 2022 deverá ter motor turbo do HB20

>>Hyundai HB20 2022 perde versão Diamond Plus e tecnologia start-stop

>>HB20 Sense é bom, barato, só não é bonito – Avaliação

Sobre o autor

João Brigato

4 Comentários

Clique aqui para comentar