Destaque

RAV4, S10 e Kwid estão entre carros que menos desvalorizam no Brasil

SUVs dominam a lista de carros com menos depreciação após um ano de uso, mas há espaço também para os populares
Renault Kwid está entre carros que menos desvalorizam [divulgação]
Renault Kwid [divulgação]

Depois que revelamos aqui no Auto+ a lista dos carros que menos desvalorizavam no Brasil e termos sido surpreendidos pela presença de modelos usados que se valorizaram após um ano, além da presença massiva de automóveis premium, fizemos um novo levantamento com a KBB sobre quais os carros que menos desvalorizam no Brasil após um ano de uso.

Dessa vez foram eliminados carros de montadoras de luxo e também modelos que tivessem sua versão de entrada partindo de mais de R$ 200 mil. Assim, ficam de fora do top 10 todos os carros com posicionamento premium no mercado brasileiro.

Vale destacar que os carros presentes aqui não passaram por mudanças de geração em relação ao que era vendido em 2019, mantendo assim um critério de comparativo mais justo entre eles. Além disso, foi considerado o período entre agosto de 2019 e agosto de 2020 para compor os valores.

Toyota RAV4 [divulgação]
Toyota RAV4 [divulgação]
Dominação dos SUVs

É interessante notar que na lista, dos dez carros que menos desvalorizam em um ano no Brasil, metade é composta por SUVs: Toyota RAV4, Peugeot 3008, JAC T40, Volkswagen Tiguan e Kia Sportage. Contudo, a posição de alguns deles pode ser justificada pelo intenso aumento de preços.

Em um ano, Toyota RAV4, Peugeot 3008 e JAC T40 tiveram expressivos aumentos de preço, o que fez com que sua desvalorização fosse reduzida. A KBB já explicou que “esse fenômeno pode ocorrer principalmente pelo efeito elásticos dos preços de modelos seminovos que pertençam à mesma geração do modelo correspondente 0 km. Ou seja, o aumento de preços de um carro 0 km pode puxar os preços dos carros seminovos para cima”.

Contudo, Peugeot e JAC que possuem certa fama de serem modelos que tem alta desvalorização no mercado brasileiro provam justamente o contrário ao trazer o 3008 em terceiro lugar na lista e o T40 em quinto lugar.

Kia Rio [divulgação]
Kia Rio [divulgação]
Pequenos nomes, pequena desvalorização

A surpresa maior fica por conta de Renault Kwid e Fiat Mobi. Ao longo de 2019 e 2020, eles disputaram o título de carro mais barato do Brasil. E justamente ambos estão na lista como modelos que menos desvalorizam. O Kwid é mais barato e desvaloriza menos: 5,3% de depreciação em um ano contra 9,2% do Mobi no mesmo período.

Entre as fabricantes, destaque para a Kia por ser a única a colocar dois carros na lista dos que menos desvalorizam no Brasil após um ano. Ela conquistou a sétima posição com o recém-lançado hatch compacto Rio e com o SUV médio Sportage.

Carros que menos desvalorizam no Brasil após um ano:

1.Toyota RAV4: desvalorização de 3,1%
2. Chevrolet S10: desvalorização de 3,3%
3. Peugeot 3008: desvalorização de 4,4%
4. Renault Kwid: desvalorização de 5,3%
5. JAC T40: desvalorização de 5,7%
6. Honda Civic: desvalorização de 8,1%
7. Kia Rio: desvalorização de 8,3%
8. Volkswagen Tiguan: desvalorização de 8,6%
9. Fiat Mobi: desvalorização de 9,2%
10. Kia Sportage: desvalorização de 9,4%

>>Peugeot 3008 reestilizado terá inspiração no novo 208

>>Renault Kwid pode ganhar inédita versão sedã

>>Chevrolet S10 2021: visual renovado, mais equipamentos e versões

Sobre o autor

João Brigato

Comente

Clique aqui para comentar