Destaque Serviço

CESVI dá dicas de como economizar combustível

Pequenas atitudes ajudam seu bolso e o planeta
Economia de combustível (divulgação)

O CESVI – Centro de Experimentação e Segurança Viária – elaborou um pequeno guia para ajudar os motoristas a economizar combustível, e ajudar a reduzir a quantidade de gás carbônico emitido na atmosfera.

Economia de combustível (divulgação)

Segundo o órgão, mesmo com o desenvolvimento de veículos mais econômicos e “verdes” ainda sim, grande parte da população não tem acesso a esse tipo de tecnologia – por ser muito cara e de difícil acesso.

Economia de combustível (divulgação)

Pensando nisso, ela desenvolveu algumas dicas para ajudar quem possui um carro não tão verde, mas que quer colaborar para tornar o ar mais respirável nas grandes cidades do país.

Siga estas dicas para reduzir o consumo de combustível do seu veículo:

  • Calibre sempre os pneus com a pressão recomendada pelo fabricante contribuem para melhorar a rolagem dos pneus no solo, evitando o desperdício de combustível. Calibre sempre os pneus frios a cada 15 dias.
  • Retire objetos desnecessários do interior do veículo e do porta-malas para não levar “peso morto” durante o seu trajeto. As montadoras passam anos desenvolvendo estruturas mais leves, visando à economia de combustível, e às vezes você transporta vários quilos desnecessários durante a condução.
  • Outra dica: utilize rotações adequadas para cada marcha engatada, evitando o alto giro do motor. Na dúvida, o próprio manual informará a marcha mais recomendada para cada velocidade desenvolvida.
  • Nunca recorra à famosa “banguela”, ou seja, não utilize o ponto-morto com o veículo em movimento. Na banguela, além de não se conseguir o “freio-motor”, o consumo de combustível será maior do que se você estiver trafegando com a marcha engrenada e o pé fora do acelerador, principalmente em decidas.
  • O alinhamento de suspensão é muito importante para evitar o desgaste de pneus e consequentemente um consumo maior de combustível.
  • Verifique o estado do sistema de catalisador e escapamento, pois esses elementos podem apresentar desprendimento de seus componentes internos, obstruindo a saída dos gases de escape, o que gera aumento de temperatura e maior consumo de combustível.
  • Verifique sempre o estado das velas e cabos de ignição. São eles quem garantem a queima do combustível dentro da câmara de combustão.
  • O sistema de arrefecimento do motor também merece atenção, pois é dotado de uma válvula chamada “termostática”, que, se apresentar problemas, poderá travar na posição aberta, liberando a total passagem do fluido de arrefecimento para o radiador, fazendo o motor do veículo trabalhar em uma temperatura muito baixa, principalmente em estradas. Assim, o sistema de injeção pode interpretar que o motor está frio, enviando mais combustível para a queima desnecessariamente.
  • Verifique também a qualidade do combustível que você coloca no carro. Combustíveis de má qualidade comprometem o funcionamento do motor e alteram o consumo.
  • E, para finalizar, durante a condução, evite acelerações bruscas. Elas consomem uma quantidade de combustível muito maior.

Veja mais:

>> Volkswagen garante 7 prêmios na avaliação do CESVI

>> O que fazer em caso de aquaplanagem?

>> Saiba como funciona o sistema de partida a frio

Sobre o autor

Kleber Silva

Kleber Silva

Comente

Clique aqui para comentar

Encontre peças e acessórios





Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva