Destaque Novidades

Chery QQ Pro é lançado: é um dos elétricos que a CAOA fará no Brasil?

Família de minicarros elétricos da Chery está se expandindo: depois do QQ Ice Cream, chega o QQ Pro com visual inspirado nos Tiggo
Chery QQ Pro [divulgação]
Chery QQ Pro [divulgação]

Hoje, todos os carros da CAOA Chery ou possuem uma versão Pro no Brasil ou contam com essa variante lá na China e que deve ser oferecida por aqui. Lá fora, os únicos modelos que não possuem versão Pro são o antigo Tiggo sem número e o Arrizo 5. E sabe quem mais agora tem essa variante? O Chery QQ.

Relançado como um mini carro elétrico, parte de uma família chamada de Chery New Energy, o QQ já foi o modelo popular da marca chinesa, mas agora quer fazer parte de uma nova onda eletrificada. Modelos minúsculos, quase como os key cars japoneses, têm feito bastante sucesso na China quando equipados com motores elétricos.

Por isso, a Chery já possui o eQ1, o QQ Ice Cream e agora o QQ Pro. Dos três modelos, o QQ Pro é o maior com 3,40 m de comprimento, 1,68 m de altura e 1,55 m de largura. Apenas para efeito de comparação, o QQ Ice Cream tem 2,98 m de comprimento e o eQ1 chega a 3,20 m na mesma medida.

Chery QQ Pro [divulgação]
Chery QQ Pro [divulgação]

Carro transparente

A Chery ainda não especificou qual a motorização que o QQ Pro usará, mas ele deve ser mais potente que os irmãos menores. O conjunto de baterias, ao menos, já foi garantido com 70 kWh. O eQ1 tem conjunto de 30 kWh que garante 350 km de autonomia, enquanto o QQ Ice Cream na versão mais completa tem 13,6 kWh de bateria para 170 km de autonomia.

Por dentro ele terá layout de 2+2 assentos, ou seja, o banco traseiro será somente para crianças. O mais interessante é que o QQ Pro terá chip Qualcomm 6155 de terceira geração com 1,9 GHz e suporte a elementos 3D. Isso permitirá o uso de um sistema de câmeras que a Chery chama de 540°.

Chery QQ Pro [divulgação]
Chery QQ Pro [divulgação]
Além do 360° padrão, será possível enxergar o piso debaixo do QQ Pro, no mesmo sistema capô transparente dos modelos da Land Rover. As câmeras à frente registram imagens do piso e a exibem na central multimídia com certo atraso para dar a sensação de que existe uma câmera debaixo do modelo.

Pro tipo Tiggo

Visualmente não há nada em comum ao QQ Ice Cream. O Pro é mais parecido com os SUVs da marca, com faróis espichados e dotados de LED. Há um prolongamento em direção ao para-choque que dá um certo ar de Haval. Maçanetas camufladas e grade frontal formada por relevos deixam clara a estética elétrica.

Chery QQ Pro [divulgação]
Chery QQ Pro [divulgação]
Já o teto com bagageiro, pintura contrastante e elementos em plástico preto na parte inferior da carroceira tentam dar um ar de SUV ao modelo. Na traseira, as lanternas esticadas lembram bastante a da minivan Innova da Toyota, que é baseada na picape Hilux. Imagens do interior não foram reveladas ainda.

QQ no Brasil?

Por enquanto o QQ Pro será vendido somente na China. Contudo, a CAOA Chery interrompeu a produção de seus carros na fábrica de Jacareí, interior de São Paulo, para modernizar o local a fim de montar carros híbridos e elétricos. Há tempos a marca fala sobre ter o elétrico mais barato do Brasil e modelos como QQ Ice Cream, QQ Pro e eQ1 podem cumprir o papel.

>>5 carros que morreram rápido demais

>>CAOA Chery mata Arrizo 6 e Tiggo 3X no Brasil para renovar fábrica

>>Chery terá Arrizo 8 com tamanho de Ford Fusion. Será feito pela CAOA?

Sobre o autor

João Brigato

Comente

Clique aqui para comentar