Novidades

Chevrolet Equinox 2022 não terá mais motor 2.0 do Camaro

A realidade é que o Chevrolet Equinox reestilizado não terá mais nenhum tipo de motor 2.0 turbo em seu portfólio

Chevrolet Equinox [divulgação]
Chevrolet Equinox [divulgação]

Desde que a Chevrolet apresentou o Equinox reestilizado, rumores sobre a retirada do motor 2.0 quatro cilindros turbo começaram a circular. A ideia era trocar o motor do Camaro por um mais amigável ao meio ambiente, mas não vai ser mais assim. O Equinox 2022 será vendido somente com motor 1.5 turbo.

Segundo o GM Autorithy, a Chevrolet desistiu de oferecer qualquer tipo de motor 2.0 no Equinox reestilizado. Isso se deve ao fato de que apenas 8% das vendas do SUV médio em 2020 nos EUA foram representadas pelo motor maior. Como a demanda pelo 1.5 turbo é bem mais alta, não faria sentido investir em um motor mais potente.

O problema de continuar a usar o atual 2.0 quatro cilindros turbo do Camaro com 262 cv e 37 kgfm de torque era o nível de emissão de poluentes. O motor não será mais capaz de passar nas novas regras antipoluição que entrarão em vigor em breve nos Estados Unidos.

Chevrolet Equinox Premier (divulgação)

Chama a Cadillac

A solução da GM seria adotar o motor 2.0 quatro cilindros turbo do Cadillac XT4 e do Chevrolet Blazer. Com 230 cv e 35,6 kgfm de torque, ele é menos potente que o que atualmente equipa o Equinox, mas é substancialmente mais econômico, suave e menos poluente. Além disso, continuaria com números páreos para o Tiguan R-Line (220 cv e 35,7 kgfm).

Sem conseguir justificar o volume de vendas para adotar o motor mais potente, o Chevrolet Equinox estrará nos EUA em breve equipado somente com o 1.5 quatro cilindros turbo. Oferecido no Brasil nas versões LT e Premier, ele rende 172 cv e 27,8 kgfm de torque.

Chevrolet Equinox RS (divulgação)

O que mudou no novo Equinox?

Com lançamento aguardado para o final de 2021 ou, no máximo em 2022, o Equinox reestilizado passou por mudanças profundas. A dianteira é totalmente nova com faróis divididos pela grade frontal. O para-choque ficou mais esportivo com entradas de ar maiores.

Rodas de liga-leve novas marcam as mudanças nas laterais. Já a traseira perdeu o ar de Cruze SUV com o novo desenho das lanternas. O para-choque também mudou. Destaque para a nova versão RS que traz grade frontal exclusiva (com trama interna igual à do Onix RS e do Onix Plus Midnight), para-choques com mais área pintada e detalhes em preto.

Chevrolet Equinox RS (divulgação)

>>Chevrolet Equinox mostra como é o Onix nos EUA – Avaliação

>>Onix Plus Midnight: sem erro como uma camiseta preta – Avaliação

>>Onix RS mira esportividade, acerta no conforto – Avaliação