Destaque Novidades

Chevrolet Onix tem lançamento descartado no Oriente Médio

Carro mais vendido do Brasil, o Chevrolet Onix chegaria ao Oriente Médio em 2020, mas os planos azedaram
Chevrolet Onix Plus Premier 2021 [divulgação]
Chevrolet Onix Plus Premier 2021 [divulgação]

Desde que se tornou um modelo global, o Chevrolet Onix ganhou novos mercados além do Brasil e da América Latina. Começou a ser produzido e vendido na China, ganhou linha de produção no México e estava com lançamento marcado para o Oriente Médio. Mas os planos da GM mudaram.

Durante o Salão do Automóvel de Dubai em 2019, a GM anunciou que o Onix chegaria ao Oriente Médio até o fim de 2020. No momento, o lançamento ainda era concentrado no Brasil e na China, seus principais mercados. Alguns mercados da Ásia também esperavam por ele.

Chevrolet Onix Plus Premier 2021 [divulgação]
Chevrolet Onix Plus Premier 2021 [divulgação]
Porém a Chevrolet decidiu rever a estratégia como revela uma declaração oficial obtida pelo site GM Authority. Nela a marca afirma que o feedback dos consumidores e a busca por tecnologia mudou os planos e que “a decisão de não lançar o Onix no Oriente Médio é um resultado direto disso e de focar investimentos em segmentos de alta demanda”.

Diferentemente do Brasil e da China, onde carros compactos ainda tem uma fatia importantíssima do mercado, o Oriente Médio é mais voltado a SUVs, picapes e carros de grande porte. Um modelo compacto como o Onix, mesmo que fosse lançado somente na versão sedã como o planejado, ficaria fora da estratégia da marca.

Chevrolet Onix Plus Premier 2021 [divulgação]
Chevrolet Onix Plus Premier 2021 [divulgação]
Vale lembrar que por lá são vendidas as picapes grandes da marca como Silverado e GMC Sierra, além de modelos como Captiva, Tahoe, Suburban e diversos modelos da Cadillac e GMC com relativo sucesso de mercado.

Além disso, a pandemia causada pelo Coronavirus afetou diretamente as decisões financeiras da marca, obrigando a uma revisão total dos planos para modelos com baixo volume ou rentabilidade. Esse caso em específico seria crucial financeiramente, visto que o Onix seria importado do México.

>>Chevrolet Onix RS mira esportividade, acerta no conforto – Avaliação

>>Cinco versões legais do Chevrolet Astra que não tivemos no Brasil

>>Chevrolet começa 2021 aumentando preço de todos os carros no Brasil

Sobre o autor

João Brigato

João Brigato

Comente

Clique aqui para comentar

Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva