Mercado Novidades

Chevrolet Onix e Onix Plus só voltarão a ser fabricados em agosto

Falta de semicondutores tem afetado diretamente a produção de muitos carros, mas Onix e Onix Plus são os mais prejudicados
Chevrolet Onix e Onix Plus [divulgação]
Chevrolet Onix e Onix Plus [divulgação]

A situação do Chevrolet Onix em 2021 não é fácil. Depois de constantes ameaças da Fiat Strada em tomar sua posição de líder de mercado, ele sofreu baixas significativas. Sua produção foi gradativamente reduzida até chegar ao ponto da paralização total. Agora, o que já era ruim, piorará: o Onix e o Onix Plus não serão produzidos no Brasil até meados de agosto.

Segundo informações do Automotive Business, a suspensão da fábrica de Gravataí, Rio Grande do Sul, de onde nascem os compactos foi postergada. A ideia da General Motors era retomar com força total as linhas de montagem do Onix e do Onix Plus em 3 de agosto. Mas um novo postergamento foi anunciado, com retorno da fabricação para 16 do mesmo mês.

A grande questão é que nenhum Onix (hatch ou sedã) sai da fábrica desde março. A interrupção das atividades fabris se deu por conta da falta de semicondutores – crise que tem afetado diversas outras montadoras dentro e fora do Brasil. A Chevrolet tem vendido carros nos EUA sem alguns sistemas eletrônicos por culpa disso.

[Auto+ / João Brigato]
[Auto+ / João Brigato]
A princípio, a Chevrolet retomaria a produção do Onix e do Onix Plus em Gravataí em 5 de abril em apenas um turno. A marca deixaria 2 mil empregados em suspensão temporária de contratos, mas tudo mudou. A paralização total foi estendida para junho, depois para julho e agora mais duas datas diferentes em agosto.

Volta lenta

Até mesmo o retorno será mais tímido que o esperado. A Chevrolet voltará a fabricar o Onix e o Onix Plus em apenas um turno. Isso fará com que trabalhadores dos dois outros turnos da fábrica continuem com seus contratos congelados, com risco de serem demitidos caso a situação não melhore.

Chevrolet Onix Plus Midnight [Auto+ / João Brigato]
Chevrolet Onix Plus Midnight [Auto+ / João Brigato]

>>Onix Plus Midnight: sem erro como uma camiseta preta – Avaliação

>>Chevrolet Onix RS mira esportividade, acerta no conforto – Avaliação

>>Fiat Strada 2022 passa dos R$ 100 mil na versão Volcano

Sobre o autor

João Brigato

Comente

Clique aqui para comentar