Destaque Novidades Serviço

Chevrolet Onix sai do zero e VW Virtus gabarita Latin NCap

Volkswagen Virtus repete nota do Polo e tira 5 estrelas
Chevrolet Onix (divulgação)

O Latin NCap, órgão que avalia a segurança de veículos vendidos na América do Sul e Caribe, divulgou sua primeira bateria de testes em 2018. E as notícias são boas: o Chevrolet Onix (e Prisma) se redimiu do teste do ano passado, quando zerou, e agora atinge três estrelas na proteção de adultos e crianças. Já o recém-lançado Volkswagen Virtus repetiu o bom desempenho do Polo e ganhou cinco estrelas na proteção de adultos e crianças.

Carro mais vendido do Brasil em 2017, o Onix foi reforçado estruturalmente para manter os números de vendas em alta — e logicamente melhorar sua segurança e acabar com “assombração” da nota zero obtida no teste do ano passado. Nesse terceiro teste (o primeiro foi feito em 2014, quando ele tinha 3 estrelas), feito a pedido da Chevrolet, o Onix foi colocado à prova na atual avaliação mais rigorosa do Latin NCap.

A Chevrolet realizou mudanças estruturais no Onix (e no Prisma), adicionando elementos de absorção da energia nas portas, tudo para garantir melhor proteção contra impactos laterais.  Além disso, o modelo tem como novidade o sistema de ancoragem Isofix e um novo cinto de segurança para o motorista. Segundo a marca, as unidades com as alterações são produzidas desde 15 de janeiro a partir do chassi VIN 9BGKS48U0JG313644.

Na avaliação de impacto frontal, a estrutura foi considerada estável, apresentando fraca proteção para o peito do adulto no impacto frontal e no lateral, enquanto os joelhos receberam classificação marginal por serem expostos a lesões no impacto contra estruturas perigosas atrás do painel.

Já o Volkswagen Virtus conquistou cinco estrelas, mesma pontuação do Polo. O Latin NCap fez apenas o teste de impacto lateral no sedã, justificando que a estrutura frontal de ambos são idênticas, por isso a mesma nota no teste de impacto frontal e de poste. Uma lógica válida também para a dupla Onix e Prisma. O novo modelo da Volks recebeu elogios em relação à proteção a cabeça e pernas, enquanto a proteção ao peito foi considerada adequada.

Veja mais:

>> Volkswagen lança Virtus com preço a partir de R$ 59.990

>> Mercado: Onix é o carro mais vendido do Brasil pelo 3º ano seguido

>> Nissan Kicks recebe 4 estrelas no Latin NCap

Sobre o autor

Diego Dias

Diego Dias

Comente

Clique aqui para comentar

Encontre peças e acessórios





Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva