Com a introdução da linha esportivada RS no Brasil e na América Latina, a GM já pensa na expansão de sua gama de esportivos. Prova disso é que além de mais modelos RS, a marca norte-americana cogita trazer a sigla SS para outros modelos além do Camaro. E um deles pode ser o Chevrolet Onix.
Se no começo dos anos 2000, a sigla SS estampou versões visualmente exageradas de Corsa, Astra e até Meriva, agora a Chevrolet tem sérias intenções com ela. Segundo Agustín Mazzola, gerente de produto da GM América do Sul, em entrevista ao site argentina 16valvulas, a possibilidade de ir além das versões RS é grande.
“Hoje estamos estudando opções distintas e que não seriam o mesmo conceito de um RS, mas sim que poderíamos chamar de SS. Como ocorre com o Camaro RS e o Camaro SS”, confirma o executivo.
A ideia, portanto, seria oferecer os modelos RS como uma variante esportiva visual enquanto os SS iriam além com uma performance devidamente modificada. A lógica segue o que a Toyota faz com os carros GR Sport (visual esportivo) e GR (esportivos de fato) ou a Volkswagen com R-Line e GTI/GTS/GLI.
A fórmula para um Onix SS está praticamente pronta. O modelo poderá usar o motor 1.2 turbo do Tracker com 133 cv e 21,4 kgfm de torque. A lógica seria a mesma do Volkswagen Polo GTS que traz o motor 1.4 TSI do T-Cross. Como Tracker e Onix dividem plataforma e milhares de componentes, a troca de motores é fácil.
>>Chevrolet Onix RS mira esportividade, acerta no conforto – Avaliação
>>Onix líder dos carros mais vendidos de 2020, FCA tem 4 carros no top 10
Acho que seria melhor se trouxessem o motor 1.3T do Monza…mas ai mataria o custo-benefício do modelo, a grande arma contra a concorrência. Mas se vão colocar o 1.2 do Tracker, pq não subir para uns 145 cv e uns 22,5 kgfm no etanol e uns 140 cv e 22 kgfm na gasolina, né? Acho que com esses números, ele passaria dos 200 km/h e levaria uns 8,5s para chegar a 100 km/h, que não seria nada mal para um hatch esportivo de entrada.