Destaque

Chevrolet S10 por pouco não teve versão com V8 do Camaro

Desenvolvida pela divisão australiana, seria a sucessora da clássica Chevrolet SS10 dos anos 1990?

Chevrolet S10
Holden HSV Colorado Sporstcat SV [divulgação]

É nítido que as picapes são a próxima carroceria da moda. Assim como os SUVs, elas estão ganhando cada vez mais formatos e estão mais luxuosas e rápidas a cada lançamento. Mas já imaginou uma Chevrolet S10 com motor V8 do Camaro SS? Pois isso quase aconteceu.

Segundo informações obtidas pela revista Motortrend, o projeto de uma Chevrolet S10 V8 existiu e duas unidades foram produzidas. A divisão esportiva HSV da parte australiana da GM, a Holden, foi a responsável pelo projeto. Se a marca não tivesse sido fechada em 2020, a S10 V8 estaria no mercado.

Para ser mais preciso, o nome do modelo seria Holden Colorado ThunderCat V8. Vale lembrar que a S10 só tem esse nome no Brasil, enquanto nos demais mercados, mesmo como Chevrolet, é vendida como Colorado. A ideia era criar uma picape verdadeiramente esportiva, mas de porte médio – algo que a SS10 dos anos 1990 foi. Contudo, com pegada off-road.

Chevrolet S10
Holden HSV Colorado Sporstcat SV [divulgação]
A Colorado ThunderCat seria o que a Ford Ranger Raptor deveria ter sido: uma versão menor das insanas picapes gigantescas com motor V8 e performance exagerada para andar no deserto. A Ranger Raptor, apesar de fazer isso, usa motor quatro cilindros turbo. Foram dois anos de desenvolvimento, com direito a clientes reais dirigindo a picape.

Ela foi elogiada pela agilidade, estabilidade e por realmente parecer um carro de produção, não um projeto adaptado. Até mesmo o esquema de fabricação estava pronto. Como a Holden Colorado era produzida na Tailândia, a GM enviaria motores V8 do Camaro dos EUA para lá e a produção seria feita apenas para a Austrália.

Chevrolet S10
Holden HSV Colorado Sporstcat SV [divulgação]

Dobro da potência da Chevrolet S10 diesel

O motor 6.2 V8 a gasolina é exatamente o mesmo usado no Camaro SS no Brasil. No muscle-car ele rende 461 cv e 62,9 kgfm de torque. Hoje no Brasil, a S10 é a única picape média com motor a gasolina disponível. Seu 2.5 quatro cilindros aspirado entrega 206 cv e 27,3 kgfm – ou seja, o modelo V8 teria mais do que o dobro da potência e torque.

Comparando ao motor diesel 2.8 quatro cilindros, o torque é mais próximo (51 kgfm), mas a potência é bem inferior (200 cv). Na família S10 brasileira, o motor mais potente que foi usado por aqui foi o V6 3.6 a gasolina do Trailblazer. No SUV, eram entregues 277 cv e 35,7 kgfm – esse motor nunca foi usado na Chevrolet S10 no Brasil.

Chevrolet s10
Holden HSV Colorado Sporstcat SV [divulgação]
Com câmbio automático de dez marchas compartilhado com o Camaro e com o Ford Mustang, a S10 V8 teria produção anual de 2 mil unidades. Contudo, a falência da Holden colocou o projeto na gaveta e não há sinais de onde está essa interessantíssima picape V8. Se não tivesse morrido, destronaria a VW Amarok V6 como picape média mais potente do mundo.

>>Chevrolet Camaro SS Conversível é para quem quer holofote | Avaliação

>>Caminhonete Kandi K32: maior que S10 com metade da potência do Mobi

>>Chevrolet S10 Z71 mira off-road, acerta custo-benefício | Impressões