Destaque Novidades

Chevrolet Silverado chega ao Brasil em 2022 com motores diesel e V8

RAM 1500 tem conquistado força no mercado e Chevrolet quer uma fatia desse mercado com a nova Silverado com motor V8 e um 6 cilindros diesel
Chevrolet Silverado High Country [divulgação]

O lançamento da nova S10 Z71 no Brasil é o primeiro pontapé para a ampliação do segmento de picapes por parte da GM. Auto+ e Auto Esporte apuraram que a nova Chevrolet Silverado chega em 2022, um pouco antes do lançamento oficial da nova geração da Montana. E a grandalhona estreia com mira forte apontada para a RAM 1500.

A Chevrolet esperou a reestilização da Silverado para lança-la no Brasil. Mas isso terá um custo. Essa nova picape, nesse primeiro momento, será produzida somente em duas plantas nos EUA: Flint, Michigan e Fort Wayne, Indiana. A variante mais antiga é feita no México, o que daria vantagem comercial á picape gigante da GM.

Com a mudança de localidade esperada, a Chevrolet Silverado deixa de ter vantagem que teria sobre a RAM 1500, já que ambas são importadas dos EUA. Com isso, não espere por preços muito longe dos R$ 429.990 que a RAM pede pela 1500 Rebel no Brasil. A grande questão está na escolha de motores para a nova Silverado no Brasil.

Chevrolet Silverado ZR2 [divulgação]
Chevrolet Silverado ZR2 [divulgação]

Silverado diesel e V8

Segundo fontes ligadas à marca o martelo já foi batido: a maior picape da Chevrolet será vendida com motor V8 a gasolina e também um diesel. Hoje a grande desvantagem que a RAM 1500 tem é ser vendida com motor a gasolina e deixar somente para a 2500, que é ainda maior, a opção diesel.

O mercado brasileiro faz associação muito forte de picape com motor diesel, tanto que a Toyota Hilux recentemente perdeu o motor flex. E como a Chevrolet não tem pretensão de trazer versões maiores da Silverado além da 1500, o modelo padrão é o que terá motor a diesel.

2022 Chevrolet Silverado High Country [divulgação]
Chevrolet Silverado High Country [divulgação]
No portfólio da GM, está disponível o 3.0 seis cilindros em linha Duramax turbo de 266 cv e 63,6 kgfm de torque. Ele é ligado à transmissão automática de dez marchas usada pelos Chevrolet Camaro, Ford Mustang e Bronco Sport. O outro motor escolhido é um V8 a gasolina.

Lá nos EUA, a Silverado conta com duas opções: o 5.3 EcoTec e o 6.2 EcoTec. A escolha deve recair sobre o motor maior por dois motivos simples. Primeiro que o 6.2 já está tropicalizado porque é o mesmo usado no Camaro, mas com um pouco menos de potência e um pouco a mais de torque.

Chevrolet Silverado [divulgação]
Segundo pois os 420 cv e 63,6 kgfm de torque são mais do que suficientes para tomar da RAM 1500 Rebel o título de picape mais potente do Brasil. Atualmente a caminhonete da FCA entrega 400 cv e 56,7 kgfm em seu motor 5.7 V8. A Silverado, portanto, terá vantagem de 20 cv e 6,9 kgfm.

Aventureira e elegante

As versões que ainda são dúvidas, mas duas apostas são as mais fortes. A Silverado diesel deve ser vendida na versão topo de linha High Country, que deve partir de US$ 63 mil (R$ 343 mil). Já a V8 deve ser vendida na nova variante aventureira ZR2, que foi pensada para brigar com a RAM 1500. Seu preço é estimado na faixa de US$ 70 mil (R$ 381 mil).

Chevrolet Silverado [divulgação]
Para efeito de comparação, a RAM 1500 Rebel custa US$ 49.620 nos EUA. Contudo, com todos os equipamentos usados no Brasil, a picape da Stellantis sai por US$ 67.100, convertido diretamente em R$ 365.379. Como os impostos elevam seu preço a R$ 429.990, não fica difícil ver a Silverado atuando em uma faixa acima dos R$ 400 mil, podendo chegar a R$ 450 mil.

Como a Chevrolet ainda não começou a venda da nova Silverado 2022 nos EUA, os preços ainda são somente estimados. Isso faz com que o lançamento no Brasil fique para a segunda metade do próximo ano. As revendas, contudo, já começam a captar potenciais clientes para a picapona tão aguardada.

>>Chevrolet Camaro SS Conversível é para quem quer holofote | Avaliação

>>Great Wall revela picape intermediária entre RAM 1500 e Chevrolet S10

>>Cinco ideias geniais da Fiat que mudaram os carros para sempre

Sobre o autor

João Brigato

Comente

Clique aqui para comentar