Destaque Novidades

Chevrolet só substituirá em 2026 modelo jurássico lançado em 1996

Chevrolet Express e GMC Savana foram lançadas em 1996 e desde 2003 nunca mudaram de visual sequer uma vez em seus 26 anos de vida
Chevrolet Express [divulgação]
Chevrolet Express [divulgação]

Já imaginou comprar hoje um carro 0km com carinha de 2003? Mas se for mais a fundo, descobrir que na verdade se trata de um modelo 1996? É isso que acontece com as vans da General Motors: Chevrolet Express e GMC Savana. Mas elas finalmente ganharão uma nova geração, dessa vez totalmente elétrica.

Apenas para critério de comparação, no Brasil os modelos da Chevrolet atualmente há mais tempo na mesma geração são três: Spin, S10 e Trailblazer. Os três foram lançados em 2012, sendo que a Spin foi reestilizada só uma vez, enquanto S10 e Trailblazer receberam duas plásticas nesses 10 anos de vida.

Chevrolet Express e GMC Savana completam em 2022 exatos 26 anos na mesma geração. Se tivessem mudado substancialmente nesse tempo até poderia passar um pano, mas não. A primeira e única reestilização foi feita em 2003 e desde então as únicas mudanças  foram troca de volante, rádio e iluminação no interior.

Chevrolet Express [divulgação]
Chevrolet Express [divulgação]

Van V8

A cabine é tão antiquada que parece da geração anterior da S10, mas pelo menos o coração é novo. Em 2021, a Chevrolet substituiu o motor 6.0 V8 usado desde 1996 por um novo V8 6.6 de 401 cv e 64,1 kgfm de torque. O motor veio da nova Silverado e bebe apenas gasolina. Algo impossível para um veículo comercial no Brasil.

A GM ainda oferece para a Express e para a Savana um motor 4.3 V6 de 276 cv e 41,2 kgfm de torque, também a gasolina. Com diesel, a opção é o 2.8 quatro cilindros turbo de 181 cv. Todas as versões usam câmbio automático com manopla montada na coluna de direção – algo que é pouco visto em modelos modernos hoje em dia.

Chevrolet Express [divulgação]
Chevrolet Express [divulgação]

Eletrificação e crise dos semicondutores

E qual será a solução da General Motors para tamanha antiguidade sobre rodas? Substituir a Chevrolet Express e a GMC Savana somente em 2026, segundo o Automotive News. Com isso, a dupla estará soprando as velas para completar 30 anos na mesma geração. Mas a grande mudança virá do fato de que a dupla abandonará os motores V8, V6 e 4 cilindros em favor de um conjunto 100% elétrico.

Assim como o Onix, a dupla de vans da Chevrolet e da GMC teve vendas prejudicadas no ano passado por conta da crise dos semicondutores – ainda que elas usem bem menos que o hatch brasileiro. Além disso, rivais como Ford Transit, RAM ProMaster e Mercedes Sprinter são vans com padrão europeu, bem maiores e mais seguras que as anciãs da GM e estão tomando seu mercado.

Chevrolet Express [divulgação]
Chevrolet Express [divulgação]

>>GM promete Montana 2023 mais espaçosa que Toro, Oroch e Maverick

>>Chevrolet Onix LT 1.0: popular não é mais como antigamente | Avaliação

>>Nova Chevrolet S10 é flagrada com menos camuflagem nos EUA

Sobre o autor

João Brigato

2 Comentários

Clique aqui para comentar