Curiosidades Destaque

Cinco carros do GTA 5 inspirados em modelos vendidos no Brasil

A franquia GTA é conhecida por não ter carros reais, mas esses cinco são inspirados claramente em modelos vendidos no Brasil
GTA 5
Vapid Dominator e Ford Mustang [divulgação]

Basta uma notícia sobre GTA 5 (ou seu sucessor GTA 6) surgir nas redes para que os fãs entrem em êxtase. Afinal, o jogo movimenta milhões de jogadores e de dólares todos os dias, o que faz dele um dos mais bem sucedidos da história. Com boa parte da trama tendo carros como pano de fundo, não teria como falar de Grand Theft Auto sem eles.

Por isso, trouxemos aqui cinco carros do GTA V que são claramente inspirados em modelos que são vendidos no Brasil. Além disso, desvendamos seus atributos mecânicos e os comparamos com os modelos reais. A lista considera somente carros do game original, não os adicionados posteriormente em GTA Online.

Vapid Radius – Ford Edge

O formato quadrado levemente esportivo, grade frontal filetada integrada aos faróis e lanternas nas extremidades não enganam que o Vapid Radius é um Ford Edge por debaixo da pele. No GTA 5 ele conta com motor V8 pareado a uma transmissão automática de seis marchas. Já o Edge se despediu do Brasil usando um V6 de 335 cv.

Canis Mesa – Jeep Wrangler

Mais parecendo uma variante asiática ou indiana do Jeep Wrangler, o Canis Mesa é um dos mais icônicos SUVs do GTA 5. O motor é um V8 ligado a uma transmissão de cinco marchas. O modelo conta com tração 4×4, mas 90% do torque vai para a traseira. Na vida real, o Wrangler usa motor 2.0 quatro cilindros turbo e tração 4×4 capaz de dividir igualmente as forças.

Weeny Issi – Mini Cooper Cabrio

Mini Cooper Cabrio [divulgação]
Mini Cooper Cabrio [divulgação]
Carros como o Mini Cooper tem formatos tão próprios que fica impossível disfarçar quando um modelo tenta o copiar. Foi assim com o Lifan 320 e é assim com o Weeny Issi de GTA V. Por lá ele é visto somente na versão conversível e tem faróis inspirados no Porsche 911 de 1997, conhecido como ovo frito. Ambos tem motor quatro cilindros turbo e tração dianteira.

Karin Dilettante – Toyota Prius

O caso do Dilettante de GTA V é quase dois em um. O formato é inconfundivelmente igual ao do Toyota Prius. A carroceria curvilínea e aerodinâmica deixa claro qual é seu inspirador. Contudo, os faróis são nitidamente copiados do Citroën C4 de primeira geração. É um dos carros mais lentos do jogo e um dos raros casos de híbridos.

Vapid Dominator – Ford Mustang

Formato retrô e lanternas sequenciais na traseira deixam o Vapid Dominator nitidamente a cara do Ford Mustang da geração anterior. Contudo, um detalhe chama bastante atenção: os faróis redondos com duas sessões para as luzes de seta fazem parecer que o Dominator é, ao menos na dianteira, uma versão modernizada do Chevrolet Opala. Conta com motor 7.4 V8.

>>O que significa o nome dos 10 carros mais vendidos do Brasil?

>>Carros vão ficar muito mais caros em um ano, alerta CEO da Renault

>>Mais Cinco versões alternativas de carros brasileiros na China

Sobre o autor

João Brigato

Um comentário

Clique aqui para comentar