Curiosidades Destaque

Cinco carros legais que a Fiat só vendeu no Brasil

Desenvolvidos e pensados para o Brasil, esses cinco carros da Fiat só atravessaram a fronteira para países vizinhos
Fiat
Fiat [divulgação]

Muito costuma-se dizer que os carros vendidos no exterior são mais legais do que os nossos. Isso é até verdade em alguns casos, mas vez ou outra viramos o jogo. Esse é o caso da Fiat. Com centro de desenvolvimento fortíssimo no Brasil, temos liberdade total de criar modelos diferentes dos europeus por aqui.

Por isso, a Fiat conseguiu fazer carros verdadeiramente legais aqui no Brasil e que dão inveja até à matriz italiana. Conheça agora cinco exemplos disso.

Tempra Duas portas

Fiat Tempra duas portas [divulgação]
Fiat Tempra duas portas [divulgação]
Brasileiros sempre tiveram um gosto bastante peculiar para os carros. Por muito tempo, ter um carro quatro portas era coisa de taxista. Por isso, a Fiat desenvolveu para o nosso mercado o Tempra duas portas. Combinado a um motor turbo 2.0 e visual mais esportivo, o modelo parecia uma tão desejada versão cupê do Tempra que nunca existiu lá fora.

Toro

Fiat Toro Volcano [Auto+ / João Brigato]
Fiat Toro Volcano [Auto+ / João Brigato]
Modelos como Ford Maverick, Hyundai Santa Cruz e a próxima Chevrolet Montana devem sua existência à Fiat Toro. A marca italiana provou aqui no Brasil que havia espaço para picapes menores que as médias, feitas em um monobloco e com visual verdadeiramente bonito. Uma tacada de mestre que até hoje não entendemos o motivo de não ser feita na Europa.

Uno Turbo

Fiat Uno Turbo i.e (divulgação)

Ainda que o Fiat Uno Turbo italiano tenha o mesmo motor 1.4 do modelo brasileiro, o nosso era mais legal. A reestilização aplicada no Brasil era mais agradável que a europeia e o bodykit usado por aqui deixava ele com cara de esportivo. Além disso, o nosso tinha suspensão independente na traseira. Mas só no Brasil o efeito escada no teto faz efeito no Uno.

Argo

Fiat Argo S-Design [Auto+ / João Brigato]
Fiat Argo S-Design [Auto+ / João Brigato]
Desde os primórdios, a Fiat tem um hatch compacto no Brasil e outro na Itália. O Palio foi vendido lá e cá por alguns anos, enquanto o Punto só foi comum aos dois países durante a última geração. Hoje os italianos tem o envelhecido Panda, que é a versão gringa do Uno. Mas e um hatch compacto de verdade? Só o Brasil com o Argo. E ainda com direito ao sedã Cronos.

Palio Weekend Adventure

Fiat Weekend Adventure (divulgação)

Europeus adoram peruas e os SUVs estão na moda. Mas quem estava à frente de seu tempo e nunca foi lá para o outro lado do oceano? A Palio Weekend Adventure, ou só Weekend Adventure em seus últimos anos. A perua tinha visual aventureiro, construção robusta e bom porta-malas. Do jeito que os europeus gostam.

>>Cinco ideias geniais da Fiat que mudaram os carros para sempre

>>Argo é carro mais vendido do Brasil: Stellantis lidera em 5 categorias

>>VW confirma Nivus com motor de up! TSI para brigar com Pulse 1.3

Sobre o autor

João Brigato

Comente

Clique aqui para comentar